1ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação foi realizada em Pinhais

Promovido por meio da parceria entre a prefeitura e o Campus Pinhais do IFPR, o evento também contou com a 1ª Mostra de Robótica & Inovação e o 4° Seminário de Ciência e Tecnologia (SCiTec)

Na última semana, a sede da Secretaria de Educação de Pinhais recebeu a 1ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pinhais e o 4° Seminário de Ciência e Tecnologia (SCiTec). Além de diversas palestras e minicursos, a ação contou com a 1ª Mostra de Robótica & Inovação da Prefeitura de Pinhais, Semana da Inovação e Mostra de Cursos Técnicos e Superiores do IFPR Campus Pinhais. 

Os eventos, promovidos por meio da parceria entre a Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Pinhais e o Instituto Federal do Paraná (IFPR Campus Pinhais), contaram com o apoio do Conecta Ecossistema de Inovação e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Foram realizadas palestras, mesas redondas, roda de conversa e apresentação de trabalho e minicursos, com as seguintes temáticas: Sujeitas e sujeitos periféricos revolucionando as ciências: feminismos e decolonialidades; Diálogos para a diversidade, encantamento e inclusão; Tecnologia assistiva e suas vertentes; Empreendedorismo: Transformando Desafios em Soluções Criativas; Recursos tecnológicos úteis para o acolhimento de estudantes falantes de outras línguas; Utilizando Inteligência Artificial na gestão, entre outras.

1ª Mostra de Robótica

O objetivo da 1ª Mostra de Robótica foi ampliar o conhecimento sobre robótica nas unidades da Rede Municipal de Ensino de Pinhais, potencializando o projeto Robótica Pinhais por meio de metodologias ativas e criativas de aprendizagem, propondo novas oportunidades de protagonismo e letramento científico por meio de mostras e atividades inovadoras.

A ação foi organizada com a contextualização pedagógica e exposição dos projetos de robótica desenvolvidos pelos educandos da Rede Municipal de Ensino, desde o Infantil 5 ao 5º ano do ensino fundamental, da seguinte forma:

Nível 1 –   Júnior – Infantil 4 e 5 – Exposição – Projeto desenvolvido na unidade 

Nível 2 – Explorador – 1º, 2º e 3º ano – Exposição – Projeto desenvolvido na unidade 

Nível 4 – Especialista – 4º e 5º ano – 1) Exposição Montagem com Blocos Estruturados e 2) 

Apresentação da montagem com Arduino – Lixeira Inteligente e apresentação da programação do Carrinho Dançante.

Todas as unidades receberam o material Estruturado para Robótica (fischertechnik),composto por: livro do aluno, livro do professor, kits de robótica, formação continuada e assessoria in loco. As escolas que fizeram adesão para participar dos Projetos com Arduino receberam o Kit de Robótica Arduino e formação continuada em parceria com o IFPR.

Nos dias 13 e 14 de novembro, foram promovidas as apresentações com robôs em Arduino. A ideia fundamental foi apresentar elementos relacionados ao tema da conservação e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio da criação de aplicações simples de robótica com Arduino. Foram dois desafios desenvolvidos nas escolas e apresentados pelas equipes durante a Mostra. 

“O primeiro desafio foi a montagem de uma Lixeira Inteligente e o segundo desafio foi a criação de uma Coreografia de Dança com Robô e Humanos, representando o tema da sustentabilidade e conservação ambiental. Os trabalhos foram premiados, segundo avaliação, com medalhas”, destaca Márcia Galindo, da Seção de Apoio à Formação Continuada da Semed.

“A meta da mostra foi incentivar a pesquisa, o pensamento científico e a conscientização dos participantes a respeito dos temas propostos, além de desenvolver habilidades e potencialidades dos estudantes enquanto indivíduos e também enquanto equipe”, sintetiza Márcia.