Em momentos de crise como o que estamos vivendo hoje, nasce o desejo coletivo de colaborar para uma sociedade mais justa a todos. Entretanto, números mostram que apenas 7% das pessoas que buscam por ações solidárias na internet chegam a dar vida a esse projeto. Na maior parte dos casos, esse impedimento vem da dificuldade de locomoção ou falta de tempo para realizar determinada tarefa.
Mas, o que você faria se a gente te contasse que existem diversas outras maneiras de ajudar o próximo sem sair de casa? Além de permanecer em isolamento, que por si só já é um ato de amor e responsabilidade, muitos projetos permitem que você ajude a quem precisa sem causar grandes impactos à sua rotina, basta ter vontade de fazer a diferença.
O voluntariado online surgiu para mostrar que todos nós somos possíveis agentes transformadores e, apesar de muitas vezes nos sentirmos diminuídos diante de tantos desafios, ainda podemos causar um impacto relevante à sociedade. Afinal, se há uma coisa positiva que estamos aprendendo com essa pandemia do novo coronavírus é que o mundo está cheio de pessoas boas e criativas na hora de ajudar o próximo. Confira:
Vakinha: Considerada o maior site de vaquinhas online do Brasil, a Vakinha (www.vakinha.com.br) tem o objetivo de criar um canal entre quem precisa de dinheiro e quem está disposto a doar. Durante a pandemia, a plataforma criou um espaço exclusivo para doações a pessoas afetadas pelo coronavírus. Ao entrar no site, o doador escolhe o projeto que possui mais afinidade (como institutos infantis, famílias sem-teto, entre outras) e pode contribuir com qualquer valor. As doações são totalmente seguras e realizadas por meio de boleto ou cartão de crédito.
FreeHelper: A FreeHelper (www.freehelper.com.br) é uma startup social, sem fins lucrativos, que trabalha para aproximar ONGs e voluntários especializados nas mais variadas áreas, como redação, design, gerenciamento de projetos, captação de recursos, entre outras. Para isso, buscam profissionais capacitados e estudantes que estejam interessados em fazer a diferença para ajudar com mão de obra especializada. Este tipo de voluntariado permite que o profissional ou estudante aumente sua experiência no currículo e, ainda, ajude a quem precisa.
Ribon: O Ribon [http://(home.ribon.io)](home.ribon.io) é um aplicativo de doações que permite que milhares de pessoas doem diariamente para ONGs de todo o mundo. O serviço é feito por meio da assinatura de pacotes mensais que liberam valores para doação. O usuário pode doar para as quatro causas disponíveis na plataforma: nutrição infantil, saúde básica, água potável e medicamentos.