Profissionais do Verão Maior Paraná vão auxiliar população afetada pelas chuvas

Chuva fez com que atividades do Verão Maior fossem suspensas durante esta semana, inclusive todos os shows

Com as fortes chuvas que atingiram o Litoral ao longo desta semana, a estrutura do Verão Maior Paraná agora se volta para o atendimento da população atingida. Os cerca de 400 profissionais contratados pela Secretaria de Estado do Esporte para trabalhar na temporada vão ficar à disposição da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, das secretarias estaduais e dos municípios para auxiliar no que for preciso.

A ação foi definida nesta sexta-feira (26) em uma reunião de alinhamento entre os órgãos estaduais e os prefeitos do Litoral. Os profissionais vão ajudar, por exemplo, na distribuição de lonas, telhas e kits de limpeza pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Eles também estarão à disposição dos agentes da Secretaria da Saúde, que vão focar na prevenção de doenças que podem ser causadas pelas enchentes, como leptospirose e diarreia.

Os temporais fizeram com que as atividades do Verão Maior fossem suspensas durante esta semana, inclusive os shows que ocorreriam em Matinhos e Pontal do Paraná neste fim de semana. “A ideia agora é transformar o Verão Maior em uma ação de solidariedade, com todo mundo que estava trabalhando na operação focado no auxílio aos municípios”, explicou o secretário estadual do Esporte, Hélio Wirbiski, que também coordena o Verão Maior Paraná.

“O Governo do Estado está preparado para atender as necessidades da população. Atuamos fortemente na distribuição de kits dormitório, higiene e limpeza; na limpeza das ruas, com coleta de resíduos; e na orientação preventiva da população contra a dengue e a leptospirose”, salientou a primeira-dama Luciana Saito Massa. Os mantimentos já foram enviados a Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba. (Fotos: Roberto Dziura Jr./AEN)

A Primeira Dama do Estado, Luciana Saito Massa, coordenou a arrecadação de alimentos e produtos para as vítimas das chuvas no litoral