
Iniciativa oferece 18 vagas para jovens entre 14 e 24 anos, visando promover inserção no mercado de trabalho com formação profissional e garantias trabalhistas
O processo seletivo para o Programa Jovem Aprendiz Municipal está em andamento e a lista de inscritos foi divulgada nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial da Prefeitura de São José dos Pinhais. Promovido pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab) e pela Secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com o Senai – Afonso Pena, a iniciativa oferece 18 vagas, para jovens entre 14 e 24 anos, com jornada de trabalho de 20 horas semanais.
O programa tem como finalidade promover a inclusão produtiva da juventude, com contratação formal assegurada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), garantindo benefícios como férias, 13º salário e demais direitos trabalhistas.“Os participantes também receberão capacitação por meio de um curso de aprendizagem com carga horária de 600 horas, realizado duas vezes por semana no período da tarde”, informa o secretário da Setrab, Luiz Gustavo Mello.
O mapeamento dos jovens inscritos foi realizado através da verificação e indicação feita pelos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com base nos critérios estabelecidos pela legislação vigente. Entre os critérios para a seleção de inscritos, estão: ter entre 14 e 24 anos, residir em São José dos Pinhais; estar matriculado na rede pública de ensino; ter o Cadastro Único (CADÚnico) atualizado; não possuir vínculo empregatício formal; não ter participado de programas anteriores de aprendizagem na área administrativa; e estar quite com as obrigações militares (quando aplicável).
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A LISTA DOS INSCRITOS NO PROCESSO SELETIVO
“O programa é pensado com responsabilidade social e foco na equidade. Nossa equipe analisou cada perfil com base nas diretrizes legais e na realidade dos jovens atendidos”, explica o secretário da Semas, Abílio Alves.Agora, os candidatos seguem para as próximas fases do processo seletivo, que contarão com a análise de documentação, a avaliação de perfil, a verificação de critérios mediante comprovação e entrevista presencial, conduzida pela equipe técnica dos serviços de proteção social básica, especial de média e alta complexidade da Semas.
Confira o cronograma das etapas do processo seletivo:
Datas
Ações
30 de Abril Publicação com os selecionados para a entrevista
5 e 6 de Maio Entrevista coletiva
9 de Maio Publicação do Resultado Preliminar da Seleção com Prazo de Recurso
13 de Maio Publicação do Resultado Final e Divulgação da Data para Entrega de Documentos
19 a 21 de Maio Entrega de Documentos
22 a 26 de Maio Exames admissionais
27 de MaioReunião com Monitores e Técnicos que indicaram os adolescentes
30 de Maio Reunião de Integração com os Aprendizes
2 a 6 de Junho Matrículas no SENAI-PR
Unidade Afonso Pena
10 de Junho Assinatura dos Contratos, Realização das Atualizações Cadastrais e das Informações de Admissão para o e-Social
16 de Junho Início do Curso de Aprendizagem