Balneário Camboriú amanhece alagada nesta quinta (16) 

Prefeitura decreta estado de emergência, todas as principais avenidas da cidade estão interditadas e há pontos de alagamento em todos os bairros

A Prefeitura de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, decretou estado de emergência após uma forte chuva atingir a cidade na manhã desta quinta-feira (16). O temporal deixou diversos pontos da cidade turística alagados e carros submersos.

Em vídeos compartilhados nas redes sociais é possível ver diversos veículos em meio a ruas alagadas e a orla da praia completamente inundada, com um jet-ski trafegando pela rua. Uma cascata de água também se formou na BR-101, na altura do Morro do Boi, em Balneário Camboriú.

Em um comunicado publicado no site oficial do município, a prefeitura afirma que, no momento, todas as principais avenidas da cidade estão interditadas e há pontos de alagamento em todos os bairros. A água também invadiu o Teatro Municipal Bruno Nitz.

“Para atender a população atingida, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família está providenciando a abertura de três abrigos emergenciais nos bairros Ariribá, Municípios e Barra. A orientação é de que os moradores evitem sair de suas casas e, em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo 153 ou 199, Corpo de Bombeiros pelo 193, e Polícia Militar através do 190″, alertou a prefeitura.

Por causa das enchentes, as Unidades de Saúde Básica dos bairros Estados, Barra, Vila Real, São Judas, Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras estão sem atendimento. A mesma situação acontece no Centro Odontológico Especializado (COE) e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD) da Quinta Avenida. Quem precisar procurar atendimento médico deve solicitar assistência pelo “BC + Saúde”, pelo telefone 0800 888 6556.

O litoral norte de Santa Catarina, incluindo Balneário Camboriú, está sob alerta amarelo (perigo potencial) para acumulado de chuva. O Instituto Nacional e Meteorologia (Inmet) prevê ainda mais chuva , de 20 a 30 mm/h, ou até 50 mm/dia. O aviso é válido até às 12h de sexta-feira (17).