10 minutos contra a Dengue: fique atento e proteja quem você ama

Pequenas ações fazem a diferença para a defesa coletiva

Com dias mais quentes e chuvas constantes, o verão exige cuidados redobrados no combate ao Aedes aegypti. O mosquito é responsável pela transmissão da Dengue e de outras arboviroses, como Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Ele é mais frequente em áreas urbanas, onde há aglomeração de pessoas e grande disponibilidade de locais propícios para o depósito de ovos. 

Por isso, quanto mais pessoas envolvidas nesse cuidado, mais eficiente será a redução dos potenciais criadouros. A estratégia mais efetiva para a saúde pública continua sendo o controle do mosquito através de pequenas ações constantes, que podem ser realizadas em apenas 10 minutos diários.

Faça a sua parte com hábitos simples de prevenção:

  • Fique atento a recipientes que acumulem água e possam se transformar em criadouros de mosquitos;
  • Mantenha reservatórios e caixas d’água bem vedados;
  • Desobstrua calhas e ralos para evitar o acúmulo de água;
  • O uso de telas nas janelas e repelentes é um aliado.

Casos já registrados em 2025

Este ano, sete ocorrências já foram confirmadas no município. Elas estão distribuídas entre os bairros Campina do Taquaral (3), Parque da Fonte (2), São Domingos e Guatupê. O número de casos pode ser acompanhado pelo painel de monitoramento de arboviroses do Departamento de Vigilância em Saúde (acesse clicando aqui) ou no painel do Mapa de Calor da Dengue.

Em 2024, São José dos Pinhais registrou 1.407 casos positivos para Dengue, com aumento das confirmações nos meses de abril e maio. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque da Fonte registrou mais casos, com 200 pacientes infectados pelo vírus.

Denuncie focos do mosquito

A população pode denunciar potenciais criadouros à Prefeitura por meio do Portal 156, disponível no site oficial do município, por aplicativo e telefone. As ações de combate ao Aedes aegypti, organizadas pela Secretaria de Saúde, serão divulgadas nas redes oficiais do município.