189 municípios do estado não têm plano de contingência

Quase metade dos municípios do estado não tem capacidade de enfrentar um desastre geo-hidrológico. É isso que apontam dados do Sistema de Informações e Análises sobre Impactos das Mudanças Climáticas, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A plataforma destaca que 189 cidades do Paraná não têm um plano de contingência que indique uma resposta municipal eficiente em caso de inundações, enxurradas e alagamentos.

Na análise do doutor em Ciências Ambientais, Rafael Zampar, do Centro Universitário Integrado, a preparação para tragédias climáticas é uma questão urgente.

Outras 210 cidades do Paraná têm, segundo o levantamento, a capacidade política e institucional para reduzir danos por meio de governança e ações emergenciais. Além de políticas públicas, o especialista defende que a população deve estar consciente sobre a situação.

O objetivo é que a plataforma do ministério ajuda a mapear gargalos e questões climáticas em todo o Brasil. Os planos de contingência são previstos dentro do Plano Diretor. No entanto, o documento só é obrigatório em cidades a partir de vinte mil habitantes.