Cursos online são alternativa de capacitação durante a quarentena

Há meses, o mundo assiste assustado o avanço devastador do coronavírus. Ao mesmo tempo, na corrida para diminuir os efeitos da pandemia, inovações tecnológicas se transformaram em grandes aliadas para manter a população em casa. No Brasil, não faltam opções de sites e aplicativos que contribuem para facilitar a vida de milhões de pessoas que há semanas se encontram em quarentena obrigatória ou voluntária. Além das inúmeras opções de entretenimento, é possível fazer tudo em casa por meio das mais variadas ferramentas. E que tal aproveitar o tempo livre para estudar e buscar capacitação profissional?

Considerada uma das principais plataformas de ensino do país, a curitibana Kultivi (www.kultivi.com) é uma ótima opção para quem busca ensino de qualidade e gratuito. A startup oferece mais de 80 cursos em diferentes áreas, como idiomas, empreendedorismo, medicina e voltados ao Enem e à OAB – ao todo, soma mais de 4 mil aulas distintas. “Neste momento de reflexão e, principalmente, que exige tranquilidade, é muito interessante buscar uma ocupação fora da rotina, e nada melhor do que aproveitar o tempo livre para aprender. Por esse motivo, nossa plataforma disponibiliza mais de 80 cursos online gratuitos para os brasileiros”, comenta Cláudio Matos, sócio fundador da Kultivi.  

Atualmente, a Kultivi conta com mais de 625 mil alunos inscritos em seus cursos, que contabilizam mais de 4 mil aulas exclusivas. “Desde o início do período de quarentena, no começo de março nós registramos um aumento de aproximadamente 50% no número de novos alunos. Temos notado uma busca muito grande por cursos de idiomas, especialmente o inglês”, diz Matos. Grande destaque da plataforma, o curso de inglês, que oferece 230 aulas e materiais de apoio, já conta com mais de 160 mil inscritos.  “Um curso de inglês como o nosso, se vendido, não sairia por menos de R$ 10 mil. Na Kultivi, com a democratização do ensino, esperamos formar milhões de novos poliglotas”, diz Matos. Outro perfil de aluno que tem buscado conteúdo é o de estudantes interessados em realizar provas de exames, como o Enem ou a OAB.

Empreendedorismo e gestão

Uma das modalidades mais buscadas por quem deseja ampliar os conhecimentos profissionais durante o período de distanciamento social, são as formações específicas para a área de negócios, especialmente o empreendedorismo e gestão. Pensando nisso, o ISAE Escola de Negócios (www.isaebrasil.com.br), uma das principais instituições de ensino do país, lançou a série de oficinas do Perspectivação Onlive, com atividades essenciais para pessoas que desejam sair dos conceitos técnicos presentes nos cadernos de anotações e planilhas, e que buscam vivenciar experiências reais em gestão e liderança.

Durante as aulas, são aplicadas estratégias diversas para desenvolver no aluno uma nova perspectiva sobre o mercado de trabalho e sobre as pessoas. As oficinas são realizadas de maneira online e com transmissão ao vivo para todos os alunos. Dessa maneira, a instituição pretende entregar uma prática educacional completa e com a mesma grade e certificação das oficinas presenciais. Nas últimas semanas, as oficinas do Perspectivação Onlive, que têm duração de 6 horas, divididas em dois dias, trataram de temas como “Finanças Pessoais – Mudando a mentalidade para mudar o seu futuro”, “Técnicas de Persuasão e Convencimento”, “Challenge Based Learning: A metodologia Apple para uma abordagem sustentável nos negócios”, “Neuroliderança com foco em Comunicação Assertiva e Inteligência Emocional” e “Learning Agility – Transformando potencial em resultados”. Para facilitar o processo de ensino, as atividades serão comandadas por grandes nomes do mercado, profissionais que integram o time de professores do ISAE Escola de Negócios e da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Na plataforma da Kultivi, também é possível encontrar, entre outros, cursos focados em empreendedorismo, entre eles “Mindfulness”, “Empreendedorismo Social” e “Coaching para Empreendedores”. A criação e a sobrevivência de novos negócios serão fundamentais para que a economia brasileira dê o salto de crescimento esperado após a crise global gerada pelo coronavírus. “Se as pessoas tiverem um mínimo de conhecimento técnico para gerir seus empreendimentos, a vida de todos tende a melhorar muito”, completa Cláudio Matos.