Vereadores querem a volta do uso de celular dentro dos bancos em Curitiba

(Foto: Centralcut)

A possível volta do uso de celular dentro das agências bancárias está sendo discutida pelos vereadores de Curitiba, que estudam uma forma de anular a lei para que clientes possam fazer uso do aparelho dentro dos estabelecimentos financeiros. A medida foi tomada quando o golpe da “saidinha de banco” era mais frequente na capital, há duas décadas.

A norma foi, ainda, incorporada pelo Estatuto da Segurança Bancária e será revisada por causa do avanço da tecnologia e o aumento das transações eletrônicas, segundo a Câmara Municipal de Curitiba. O crime da “saidinha de banco” acontecia quando um grupo pegava valores em espécie na boca do caixa. Um suspeito dentro da agência informava a outros, do lado de fora, pelo telefone, quem tinha acabado de sacar quantias em dinheiro vivo, para que essa pessoa fosse assaltada ao deixar o prédio.

A prática foi banida com a proibição dos celulares e com a exigência de um biombo entre quem espera atendimento e os caixas, para impedir a identificação visual das vítimas.

A norma autoriza, atualmente, os estabelecimentos financeiros a apreender aparelhos de telefone em uso dentro das agências, como medida de prevenção de delitos. A medida contribui para “a desburocratização e simplificação do relacionamento do setor financeiro com o Poder Público”.