Vizinhos sentem cheiro de queimado e lutam para apagar incêndio em casa atingida por balão

Não havia ninguém em casa e os vizinhos foram os primeiros a combater as chamas.

Uma casa de madeira pegou fogo depois que um balão caiu em cima dela na noite desta quarta-feira (27) bairro Pinheirinho, em Curitiba. Não havia ninguém em casa e os vizinhos foram os primeiros a combater as chamas. Ninguém ficou ferido.

A casa fica na Rua Cid Marcondes de Albuquerque e estava vazia no momento em que o balão caiu sobre o telhado. O estudante Marcos de Souza, que mora em uma casa ao lado, contou que usou um jato para apagar o fogo. “Eu estava deitado, senti um cheiro de queimado e minha mãe disse que a casa do lado estava pegando fogo. Peguei um jato do lava car da minha mãe e joguei água, mas logo os bombeiros chegaram. Já estava começando a pegar fogo no telhado todo”.

Segundo vizinhos, os moradores da casa possuem um comércio no bairro e ainda não tinham chego do trabalho. O Corpo de Bombeiros foi acionado e rapidamente controlou o incêndio. Ninguém se feriu.

Proibido

A legislação brasileira proíbe a fabricação, venda, transporte e a soltura de balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais vegetações, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano. A pena para esse crime é de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, conforme a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) e o Decreto 3.179/99, que a regulamentou. Incorre ainda na mesma pena quem, de alguma forma, concorre para a prática do crime ou deixa de impedir ou evitá-la.

Denúncia

Qualquer cidadão que tenha avistado balões pode fazer o registro da ocorrência ou denúncia. Ações suspeitas podem ser reportadas para a Polícia Militar (190) ou pelo Disque-Denúncia (181).