Antigo IML de Curitiba vai abrir para visitação guiada neste mês

Local onde corpos eram mantidos até a chegada de familiares para a retirada e locais de necropsia poderão ser vistos por visitantes

(Foto: Polícia Científica/PR)

A Polícia Científica vai abrir o antigo necrotério de Curitiba para visitação do público geral no dia 15 de dezembro. A instalação, localizada no Centro, está desativada desde 2018, quando o Instituto Médico Legal (IML) foi transferido para um prédio novo, no bairro Tarumã. Atualmente, o complexo do necrotério faz parte do Museu Paranaense de Ciências Forenses.

Apesar de ter sido desativado, ele permaneceu conservado e contém objetos que eram utilizados anteriormente no trabalho dos peritos que atuavam no local. Por conta de seu valor histórico, a Polícia Científica optou por abrir o espaço para que as pessoas possam conhecer o acervo.

“As pessoas vão poder conhecer como era o antigo necrotério de Curitiba, como eram as salas de necropsia, as mesas, os instrumentos utilizados, as câmaras frias, a seção de antropologia forense. Durante a visita, vamos falar também sobre como era o fluxo de trabalho”, disse a diretora do Museu Paranaense de Ciências Forenses, Fabiola Schutzenberger Machado.

Para participar, será necessário realizar uma inscrição via formulário online. Serão disponibilizadas 40 vagas. Os participantes vão fazer uma visita guiada de 1h30, que será conduzida pela diretora. Neste ano, esta será a única visita disponibilizada. A previsão da Polícia Científica é que sejam abertas novas datas para 2023.

O necrotério fica localizado na Avenida Visconde de Guarapuava, 2652, no centro de Curitiba. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail museuforense@policiacientifica.pr.gov.br.