A estudante Maria Eduarda Martins da Silva, de 19 anos, é uma das novas calouras de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O resultado foi divulgado pela instituição na sexta-feira (13) e foram aprovados 4.410 candidatos.
Ela garantiu a vaga com o apoio de um cursinho preparatório oferecido pela ONG Vai Cair na Prova para estudantes de baixa renda. Com nota 833,478, Maria Eduarda ficou em 4º lugar na cota destinada a estudantes de escola pública com renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo per capita.
A estudante conta que após ver o resultado não acreditou que tinha passado. Ela consultou o número de inscrição para ter certeza.
“Demorou para cair a ficha, confirmar se era meu número de inscrição mesmo, vai saber. Foi muito bom uma experiência muito bacana, muito feliz. […] Fazia 10 minutos que a minha mãe estava tentando recarregar a página”, relatou.
A mãe dela, a diarista Vanda Martins da Silva, de 45 anos, contou emocionada sobre a conquista da filha. Maria Eduarda é a primeira da família materna a ingressar no ensino superior.
Vanda não concluiu o ensino fundamental, mas contou que a realização dela está em ver Maria Eduarda realizando o sonho de cursar medicina. O “coração de mãe” já sabia do resultado.
“Coração de mãe ficou bem agitado, fiquei muito feliz porque nossa, foi muita dedicação dela e a gente também ajudando. Mas ela é também bem dedicada, estudiosa. Eu tinha certeza que ela ia passar”, afirmou Vanda.
A estudante de 19 anos, também se candidatou a vaga para engenharia, pois a hava muito difícil passar em medicina, quando viu o resultado quase não acreditou.
O irmão da estudante também esteve presente no banho de lama.