Nova doença que faz estrago na pele é contagiosa, dizem as autoridades. A Mpox já está em São José dos Pinhais
(Foto: Arte/Saúde)
Foi confirmado nesta quarta-feira (8), pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), mais dois novos casos da Mpox no Paraná. Segundo o órgão, esses novos casos foram confirmados em Curitiba, que já tem 213 pessoas diagnosticadas e os demais já registrados em municípios como Londrina (13), Cascavel (12), Colombo (10) e São José dos pinhais, com oito casos confirmados.
Ao todo, o Estado soma 301 diagnósticos positivos da doença desde o início da contagem, além de 1.227 descartados e 41 suspeitos, sem nenhum óbito por enquanto. Dentre os casos confirmados, 286 são homens e 15 são mulheres. A faixa etária da maioria das confirmações abrange dos 20 aos 39 anos.
O que é?
A Mpox é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. A doença lembra um pouco da “varíola dos macacos”, que assustou a população no ano de 2022. Os sintomas da Mpox são febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.