Com a paralisação, cerca de 2 mil trabalhadores vão ficar de varde por uns 20 dias
(Foto: José Fernando Ogura/AEN)
A Montadora Volkswagen anunciou a suspensão das atividades na fábrica de São José dos Pinhais por um período de 20 dias, a partir do próximo dia 10 de abril. A paralisação ocorre pela quinta vez em um período de dois meses e alega novamente a falta de componentes para o modelo T-Cross, único produzido na unidade.
A marca alemã havia paralisado as atividades em outras fábricas do país, como em São Bernardo do Campo, São Carlos e Taubaté, todas em São Paulo. Em nota, a Volkswagen afirmou que “os dias de parada já estavam programados desde o ano passado e fazem parte da estratégia da montadora de flexibilização nos processos produtivos devido à oscilação no fornecimento de componentes”.
Porém, na última quinta-feira (23), o novo presidente da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, havia dito que não havia paradas previstas para o curto prazo. O Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba e Região Metropolitana (SMC) informou que a falta de peças é o maior problema, mas que também houve uma baixa na produção. Cerca de 2 mil dos 2,2 mil trabalhadores da fábrica entrarão em férias coletivas.