O prefeito Toninho Fenelon convocou na manhã desta terça-feira (16) representantes do comércio, indústria e da sociedade civil organizada para expor a necessidade de 100% de adesão de todas as categorias aos Decretos Municipais que regulamentam as atividades econômicas e sociais durante a pandemia, sob risco do município ter que voltar atrás e novamente restringir atividades com o intuito de conter o avanço do novo coronavírus na cidade.
“Desde o começo desta pandemia tomamos decisões difíceis, muitas impopulares, mas que hoje nos colocam em uma situação que ainda temos controle sobre o número de infectados e sobre a nossa capacidade de tratar dos pacientes. Com o tempo flexibilizamos algumas regras, mas ainda elas existem e precisam ser cumpridas. Nos últimos tempos temos observado uma minoria que pode comprometer todo o nosso trabalho: são estabelecimentos comerciais, alguns templos, restaurantes que não estão controlando a capacidade máxima de pessoas e não estão cobrando dos seus frequentadores os devidos cuidados”, disse o prefeito.
Segundo Toninho Fenelon o momento requer união de esforços para que nem a saúde e nem a economia do município sejam afetados. “Se os números subirem precisaremos voltar atrás nas concessões e voltar a fechar determinadas atividades. Não queremos punir quem está levando a sério nossas determinações por isso preciso que vocês como representantes dessas categorias sejam nossos multiplicadores e conscientizem os demais nos cumprimentos das regras para que a situação da pandemia no município não fuja de nosso controle”.
Todos os participantes tiveram o momento de expor as dúvidas, dificuldades e trazer ideias, uma vez que a equipe que compõem o Comitê de Enfrentamento da Crise esteve presente, inclusive apresentando tanto os dados relativos à pandemia, quanto às dificuldades encontradas pelos órgãos de fiscalização municipal nos estabelecimentos pelo descumprimento das normas.
Para os próximos dias devem ser editadas e publicadas normas complementares para determinadas atividades, bem como serão intensificadas as fiscalizações com as devidas medidas administrativas a quem não estiver de acordo com os decretos. “São ações que não vão agradar quem insistir em descumprir os decretos, porém temos que pensar na população como um todo, na sua segurança, saúde e bem estar e enfrentarmos essa pandemia todos juntos, cada um fazendo a sua parte”, concluiu o prefeito.
Presenças
Participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal Professor Assis Manoel Pereira; o presidente do SJProspera , Claudemir Gibrin; o presidente da Aciap, Sidnei Nascimento; padre Aleixo representando as Igrejas Católicas; pastores Arno Pauls e Marcio Martins representando o Conselho dos Pastores; os secretários Municipais de Comunicação Luiz Keppen; de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Irapuan Côrtes; de Indústria Comércio Turismo, Auro Luís; de Sáude, Débora Chemin; de Segurança Aderson Bissoli; de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Rafael Muhlmann; o procurador geral do Município Áriston Ghidin; além de representantes das academias, associações de moradores, do comércio da Rua Almirante Alexandrino, do Shoping São José, e dos supermercados.