Governador comemora avanços na segurança pública durante homenagem à Polícia Civil

Ratinho Jr. comemorou redução da criminalidade e elogiou o trabalho da polícia

(Foto: Roberto Dziura Jr./AEN)

O governador Ratinho Junior participou nesta quarta-feira (26), em Curitiba, da solenidade de entrega de homenagens da Polícia Civil do Paraná a servidores do órgão e outras lideranças. O evento de reconhecimento aos homenageados foi promovido pelo órgão estadual de segurança pública no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). O chefe do Executivo Estadual e outras autoridades também foram condecoradas com a Medalha da Ordem das Araucárias.

A homenagem é destinada a agraciar personalidades nacionais e estrangeiras que demonstrem destacada atuação no campo das atividades relacionadas com a segurança pública. Em seu discurso, Ratinho Junior disse se sentir honrado com a medalha e que o momento era também de valorizar os avanços pelos quais a Polícia Civil do Paraná passou nos últimos anos.

“Tivemos uma quebra de paradigmas na Polícia Civil, que historicamente sofria com uma ingerência política muito grande. Com o apoio da Assembleia Legislativa, fortalecemos o orçamento da instituição e, em conjunto com o corpo técnico, implantamos uma visão mais moderna e estratégica na segurança pública, principalmente com novo concurso, aquisição de mais viaturas e equipamentos e novas estratégias para ampliar a fiscalização sobre atividades ilícitas”, afirmou o governador.

Dentro do quadro mais amplo da segurança pública, ele também citou a criação da Polícia Penal do Paraná com a função específica de fazer a gestão prisional do Estado e a construção de 14 novos presídios, o que tirou os presos das delegacias e desonerou os policiais civis para realizarem investigações. Outros exemplos citado foram a atuação mais integrada entre a PCPR e a Polícia Militar do Paraná (PMPR), tendo como um destes símbolos a Cidade da Polícia, em Curitiba, reunindo no mesmo espaço representantes de todas as forças, e a construção de novas delegacias.

“Com as duas policias dialogando e trabalhando juntas, temos visto uma redução gradativa dos índices de criminalidade e chegamos a altos índices de resolução de homicídios. Ainda temos muito a fazer para continuar melhorando as condições de trabalho da Polícia Civil e, com os novos investimentos que estamos fazendo, vamos garantir que a população paranaense se sinta ainda mais segura”, acrescentou Ratinho Junior.