Autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade buscam soluções para tranquilizar pais e crianças em escolas e creches do município
(Fotos: Divulgação)
A 2ª edição da Roda de Conversa, encontro mensal que acontece em São José dos Pinhais reunindo pessoas de diversos segmentos da sociedade para discutir assuntos de interesse da população, foi realizada na sede da Subseção OAB São José dos Pinhais, na última quinta-feira (27) e reuniu diversas autoridades do setor da Segurança Pública, Educação, bairros e da própria Ordem dos Advogados do Brasil, onde foi discutida a segurança nas escolas do município.
O tema em questão foi lembrado por causa do triste episódio ocorrido em uma creche de Santa Catarina recentemente e trouxe preocupação em todo o país, principalmente São José dos Pinhais, o que levou as autoridades a discutirem uma solução para tranquilizar os pais e, principalmente crianças e educadores. “O fato ocorrido em Santa Catarina, que chamou a atenção de todo o país, serve para nos alertar que realmente o perigo existe e que nossas crianças estão expostas a isso. Por isso, é necessário que tomamos alguma medida para evitar tragédias futuras, é nosso dever proporcionarmos segurança e tranquilidade às nossas crianças em todas as instituições de ensino do município”, disse o advogado Fabiano Da Rosa, presidente da Subseção da OAB São José dos Pinhais.
O secretário municipal de Educação, Aldrian Matoso, também mostrou preocupação e disse que a municipalidade, por meio do governo municipal, não medirá esforços para auxiliar as autoridades policiais nesta ação de proteção nas escolas e CMEIs do município. “Temos a melhor força de segurança da Região Metropolitana de Curitiba e vamos usar isso em favor das nossas escolas e CMEIs com a atuação da nossa Guarda Municipal e da Polícia Militar”, ressaltou o secretário.
O comandante da Guarda Municipal e secretário de Segurança Pública do município, GM De Souza, disse que um serviço de monitoramento e vigilância nas escolas e CMEIs já vêm sendo feito pelos agentes e que as operações de segurança serão redobradas em um trabalho integrado com a Polícia Militar. “Nosso objetivo e unir forças com a Polícia Militar em favor da população, principalmente, nossas crianças nas escolas e creches de São José dos Pinhais”, explicou.
O encontro da 2ª Roda de Conversa contou ainda com a presença de lideranças da advocacia local e dos municípios de Fazenda Rio Grande e Piraquara, Capitão PM Victor Amaral, delegado titular da Polícia Civil de São José dos Pinhais, Fábio Machado, Major Alessandro Galeski (Comandante do 17º BPM), GM De Souza, comandante da Guarda Municipal e secretário de Segurança Pública de São José dos Pinhais e do presidente da Subseção da OAB São José dos Pinhais, Dr. Fabiano Da Rosa, que foi o mediador do encontro.
“A OAB São José dos Pinhais agradece a todos que puderam participar deste momento importante para a instituição e para a sociedade, e de modo especial, as autoridades que empregaram seu tempo neste projeto e a imprensa que realizou a cobertura”, finalizou Da Rosa.