Balanço mostra que menos de 1% dos motoristas foram multados nos radares de São José dos Pinhais

Levantamento do Detran-PR mostra que motorista são-joseense respeita limites de velocidade

(Foto: Ademar Marques/SJU/SJP)

Desde a instalação dos radares em ruas de São José dos Pinhais, mais de 10 milhões de veículos passaram pelas ruas fiscalizadas e, destes, menos de 1% foram multados por excesso de velocidade, o que mostra preparo e responsabilidade de cada motorista são-joseense.

A informação é do Detran-PR por meio do Sistema GIT (Gestão de Infrações de Trânsito), que fez o levantamento em março e comprovou ainda que os motoristas punidos não são moradores no município, ou seja, são condutores de outros municípios que foram autuados talvez pela pressa ou por não conhecerem as ruas da cidade. Neste mesmo período, houve a média de 12 mil autuações, ou seja, pouco mais de 0,1% dos veículos que passaram pelos radares foram multados bem São José dos Pinhais. Dos 12 mil veículos multados, mais de oito mil são de outros municípios, restando apenas uma média de quatro mil autuações para São José dos Pinhais, o que totaliza somente um terço dos veículos autuados.

Outro fator importante é que das quatro mil multas, 90% delas são infrações médias, que podem ser5 convertidas em advertência automaticamente pelo Órgão Municipal de Trânsito, no caso, o Demutran de São José dos Pinhais. Sendo assim, os dados levantados pelo Detran-PR, apontam o respeito da grande maioria das passagens de veículos pelos redutores de velocidade no município, os quais têm por objetivo maior, reduzir a velocidade média dos condutores nas áreas urbanas e consequentemente diminuir os índices de mortos e feridos graves no trânsito.