Equipes de saúde fiscalizam cumprimento de medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 em Araucária

Em duas semanas foram mais de 400 inspeções, o que resultou em muitas orientações e 13 intimações.

O Departamento de Vigilância em Saúde tem trabalhado com as Divisões de Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador, Centro de Controle de Zoonoses e  agentes de combate a endemias, para fiscalizar  o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção à transmissão do Novo Coronavírus (COVID-19).

A intensificação das ações com organização de uma força-tarefa começou dia 22 de junho e já realizou mais de 400 inspeções e 13 intimações, na maioria dos casos por ausência de produtos para higienização e aglomeração de pessoas. De acordo com os relatórios das visitas, em várias situações os comerciantes foram orientados para aprimorar os cuidados adotados para a higienização e distanciamento físico. Os estabelecimentos que reincidirem nas ocorrências poderão ser autuados, receber multas e até perder o alvará de funcionamento.

Mas o maior impacto pode ser na saúde geral da população, pois um grande problema que tem sido encontrado recentemente é o atendimento nos estabelecimentos de maneira escondida, com funcionamento a portas fechadas, o que dificulta a circulação de ar nos ambientes e pode intensificar a contaminação pelo vírus.

“Na tentativa de burlar as novas regras, alguns proprietários alegam que ‘não estariam descumprindo os decretos municipais e estaduais’, que determinam o fechamento dos serviços não essenciais, porém existe a Portaria Conjunta 20 que estipula normas para todas as empresas e independe do porte”,  comenta a coordenadora do Departamento de Vigilância e Saúde, Alexsandra Tomé.

Clique aqui e confira na íntegra a Portaria Conjunta 20 – Ministério da Saúde e Ministério da Economia, documento elaborado pelo Ministério da Saúde e Ministério da Economia, que estabelece medidas a serem observadas visando prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da COVID-19 nos ambientes de trabalho, como normas sobre ventilação e condições de trabalho.

Denúncias devem ser feitas preferencialmente para a Ouvidoria do Município pelo telefone: 3901-5245 ou 0800-643-1550, e-mail ouvidoria@araucaria.pr.gov.br, via site da Prefeitura na aba Acessar o autoatendimento/ Ouvidoria Geral e também pelo WhatsApp 99922-1006, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h. Dúvidas podem ser esclarecidas pela Vigilância Sanitária pelo telefone 3901-5131, também em horário comercial. A central telefônica da Guarda Municipal também pode receber algumas denúncias pelo telefone 153, todos os dias da semana em caráter 24h.