Acervo da corporação ficou em São José dos Pinhais até 2020, depois foi levado para o “QG” da PM
(Foto: PM/PR)
O Museu da Polícia Militar do Paraná foi reinaugurado na manhã desta terça-feira (28), no Quartel do Comando-Geral, em Curitiba. Ficam expostos no local os uniformes, armas, fotografias, equipamentos, documentos e objetos que fazem parte da história da corporação. Além dos materiais, fazem parte do acervo as viaturas históricas que foram utilizadas pela PMPR no século passado para atendimento de ocorrências policiais militares e patrulhamento das cidades paranaenses.
O museu foi criado nos anos 1950 e passou por uma reestruturação trinta anos depois, sendo reinaugurado em 1982. Em 2010 sua sede foi transferida do QCG para Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), permanecendo em São José dos Pinhais até 2020, em função de uma série de reformas e adequações no acervo. Em 2021, quando APMG completou 50 anos de criação, a coleção foi reorganizada e o museu paulatinamente sendo reorganizado no Quartel do Comando-Geral. O espaço tem o nome do tenente-coronel Augusto de Almeida Garrett.
“A reinauguração do museu representa um marco histórico da Polícia Militar. Ele promove um resgate cultural e reforça as ações realizadas pela corporação ao longo destes 169 anos de existência, além de deixar um legado para as próximas gerações”, destacou o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.
“Dos meus 35 anos de carreira na PMPR, 20 foram trabalhando no Quartel do Comando-Geral, onde eu tive a honra de encerrar minha carreira. A reinauguração deste museu é algo gratificante para a história da corporação e das forças de segurança do Estado”, completou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, que já comandou a corporação.