Governador Ratinho Júnior esteve no canteiro de obras e apresentou a embarcação
A balsa Perpetuar, que irá sustentar o guindaste de 250 toneladas utilizado na execução das fundações marítimas da nova Ponte de Guaratuba-Matinhos, chegou na tarde desta terça-feira (10) na baía de Guaratuba, no Litoral. A embarcação tem dimensão de 38,25m x 18m, pesa aproximadamente 440 toneladas, e possui capacidade de manobra aprimorada para posicionamento próximo a cada estrutura a ser atendida.
A construção da Ponte de Guaratuba está sendo administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). Ela será iniciada pela instalação dos 23 apoios que vão sustentar o tabuleiro de 1.244 metros de extensão. As balsas de apoio marítimo vão fazer o abastecimento das frentes de serviços no transporte, equipes de execução, concreto, armações, pré-moldados e equipamentos. A primeira balsa, Crescer, já está em Guaratuba desde o dia 22 de novembro.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior visitou o canteiro de obras ao lado dos secretários de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e Turismo, Marcio Nunes, e recepcionou a nova balsa. “Viemos receber mais uma embarcação que tem um guindaste que chega a levantar 250 toneladas. Ela será usada para a fundação dessa obra histórica”, afirmou. “Toda chegada de um novo equipamento é um motivo para comemoração. A obra já está acontecendo”.
O engenheiro Luciano Pizzato, responsável pelas obras, explicou os detalhes do projeto. Toda produção e serviço realizado no canteiro de obras vai abastecer as balsas na área de embarque industrial, com o suporte do guindaste já instalado na área próxima à cabeceira da futura ponte.
“Teremos 67 vigas pré-moldadas de 41 metros e 120 toneladas cada. São vigas em perfil U, que é uma novidade na engenharia. Vamos fazer 2,7 quilômetros de estacas dentro do mar. Só esse local deve abrigar de 150 a 200 pessoas de mão de obra”, afirmou.
De acordo com o fiscal da obra pelo DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, haverá momentos em que poderão ser utilizadas até 10 balsas, o que permite o trabalho em frentes simultâneas. “A proposta está atrelada ao desenvolvimento do cronograma para atender o prazo de entrega, ou seja, otimizar as obras da ponte”, afirmou. (Fotos: Rodrigo Félix Leal/SEIL/PR)