O Brasil conta atualmente com uma fila de 650 pacientes à espera de um transplante de medula óssea. São pessoas que alimentam a esperança de cura ao encontrar compatibilidade entre 1 em cada 100 mil não familiares, segundo dados do Ministério da Saúde.
A Sãojoseense Rosimeri Rosa moradora do Jardim Cruzeiro, esta internada a 40 dias no Hospital de Clinicas a espera de uma medula compativel, seu diagnostico é de Aplasia edular, conhecida também como anemia aplástica, é uma doença rara da medula óssea em que há diminuição da produção das células sanguíneas, que são normais na sua forma e funcionamento.
Rosimeri nos contou da dificuldade que vive atualmente:
“Estou internada a mais de 40 dias à espera de uma medula óssea. Minha família está unida em divulgar em tv, redes sociais e rádios. Faço transfusão a cada dois dias e agora nesse periodo de ferias baixa a quantidade de doação de sangue e plaquetas no banco, no sábado o sangue que eu precisava chegou no final da noite”
Somente na ala onde ela esta internada há crianças de 40 dias á idosos de 65 anos, todos com a mesma necessidade. Seu nome já esta cadastrado para recebimento da medula, porem o doador que não for compativel podserá ajudar outra pessoa. Ao contrario do que muitas pessoas pensam é muito simples se tornar um doador e salvar a vida de uma pessoa.
CADASTRE – SE COMO DOADOR:
- Ter idade entre 18 e 35 anos
- Estar em bom estado geral de saúde
- Não ter doença infecciosa ou incapacitante
- Não apresentar doença neoplastica (câncer)
CASO VOCÊ JA SEJA UM DOADOR DE MEDULA ATUALIZE SEU CADASTRO NO SITE E ELE FICARA ATIVO ATÉ OS 60 ANOS DE IDADE
Quando for encontrado um paciente compativel você sera chamado para salvar uma vida!