Mais de 300 pessoas trabalham na conscientização contra a dengue no Litoral

Foco é a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti em locais com água e lixo acumulados

Sob orientação da Secretaria de Estado da Saúde, profissionais contratados pelo Governo do Paraná para trabalhar na temporada de verão no Litoral realizaram, na manhã deste sábado (27), ações de conscientização e combate à dengue, em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba. Cerca de 300 pessoas estiveram envolvidas na atividade.

Agentes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) treinaram esses profissionais, que foram a campo para levar informação sobre prevenção da dengue e de outras doenças propagadas pelas enchentes, como leptospirose e diarreia. Mais de 80 pessoas se deslocaram até bairros dos três municípios, e em torno de 220 ficaram nos postos montados nas praias, distribuindo materiais educativos e informando as pessoas.

O foco é a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti em locais onde há água e lixo acumulados.

“Realizamos busca ativa, visando apoiar a população afetada pelas enchentes no Litoral. Levamos informação sobre os cuidados em relação à dengue e orientamos sobre a necessidade de remover os criadouros do mosquito transmissor da doença”, explicou Carmen Cristina Moura dos Santos, diretora da 1ª Regional de Saúde da Sesa. (Fotos: Roberto Dziura Jr./AEN)

Equipes fazem verdadeira varredura em todos os cantos e locais no Litoral em busca de vestígio do mosquito maldito