Os pit bulls envolvidos no ataque ao trabalhador Bruno Cardozo, no bairro Iná, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foram resgatados por uma protetora de animais e castrados. A informação foi dita pela prefeitura do município em um posicionamento enviado à reportagem nesta quinta-feira (4), dois dias após o caso ser repercutido.
De acordo com a prefeitura, o acionamento da protetora de animais foi feito logo após que o poder público tomou conhecimento da situação.
[A prefeitura] acionou uma protetora cadastrada junto à Secretaria de Meio Ambiente, a qual realizou o resgate dos animais envolvidos. O município forneceu também a castração desse animal, como parte de sua política de promoção da posse responsável.Prefeitura de São José dos Pinhais.
Bruno Cardozo caminhava com seu pet pela rua Gilvani Augusto Criminácio quando foi surpreendido por dois pit bulls. Imagens obtidas mostram o exato momento do ataque. Em entrevista, ele disse que um dos animais estava preso a uma pia de mármore e cobrou uma postura dos órgãos públicos.
‘Grudaram’ em mim e no meu cachorro. Tentei separar, mas foi muito difícil. Eles estavam quase matando o meu cachorro, (…) que ficou muito debilitado. Entrei para dentro do condomínio e o pessoal me ajudou. Tiveram que jogar um carro para cima dos pit bulls porque eles estavam com muita raiva.
Há um colégio municipal a uma quadra dali. Graças a Deus, fui eu que consegui sair. E se fosse uma criança? Uma pessoa debilitada? (…) Meu cachorro vai ter que passar por uma cirurgia, não estou trabalhando e levei dois pontos na boca. Está difícil. Vão ter que matar alguém para fazerem algo?
Bruno Cardozo, trabalhador.
O cão de Bruno Cardozo permanece com ferimentos graves em decorrência do ataque que sofreu no último sábado (30).
A Prefeitura de São José dos Pinhais ainda reforçou sua política de proteção aos animais de rua. Segundo o município, mais de “6 mil animais foram castrados em São José dos Pinhais, como parte dos esforços contínuos do município para promover o bem-estar animal e controlar a população” destes animais.
Nesse contexto, é fundamental reconhecer que os animais que se encontram nas ruas um dia tiveram dono, e o abandono de animais é uma prática condenável, caracterizada como crime, sujeita a penalidades que incluem reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda de animais.
A Prefeitura de São José dos Pinhais está constantemente implementando medidas e ações para prevenir incidentes como esse no futuro, através de campanhas educativas, programas de esterilização e parcerias com protetores e ONGs locais. Reforçamos assim nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de todos!
Prefeitura de São José dos Pinhais.
Um boletim de ocorrência (BO) foi feito a e Polícia Civil estipulou um prazo de 180 dias para que o(s) dono(s) dos pit bulls compareça à delegacia para representação perante a denúncia. Ainda não se sabe quem pode ser o(s) tutor(es) destes animais.