Convenções podem ocorrer entre hoje (31) até o dia 16 de setembro.
Foi dada a largada para as convenções municipais que, pelo calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral, podem ocorrer entre hoje (31) até o dia 16 de setembro. Em Curitiba, há cerca de 20 nomes de pré-candidatos para disputar o cargo de prefeito. Nesta segunda-feira, já acontecem quatro convenções: DEM, PV, Podemos e Novo.
DEM
Pelo DEM, o nome do atual prefeito Rafael Greca deverá ser homologado. Ele vai disputar a reeleição.O nome do vice ainda é uma incógnita. Há a possibilidade do PP ocupar a vice com a deputada estadual Maria Victória. Isso se depender da vontade do pai e líder do governo Bolsonaro, deputado Ricardo Barros. O atual vice, Eduardo Pimentel, tem futuro incerto já que, como foi para o PSD, do governador Ratinho Júnior, poderá ficar sem opção. É que o PSD deve lançar o deputado federal Ney Leprevost para a disputa.
A convenção do DEM acontece a partir das 19h no salão do Palácio Garibaldi e reunirá presencialmente os convencionais, seguindo as recomendações previstas no protocolo do Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal de Saúde em relação à COVID-19.
Novo
O Novo vai confirmar a candidatura do médico-oftalmologista João Guilherme a prefeito, e Geovana Conti para vice-prefeita. A convenção também oficializa a chapa de candidatos à Câmara Municipal, com 32 nomes, sendo dez mulheres. O evento será de forma virtual, por meio de videoconferência.
Partido Verde
O Partido Verde também fará a convenção de forma virtual nesta segunda-feira e vai lançar o professor e historiador Renato Mocellin para a disputa pela sucessão do prefeito Rafael Greca, a partir das 12 horas.
Mocellin é graduado em Direito, História e Estudos Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e possui pós-graduação em História da Arte pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR). É também mestre em Educação pela UFPR (2009).
Podemos
Também nesta segunda-feira, o Podemos vai lançar a candidatura de Caroline Arns deverá ser confirmada candidata. Filha do senador Flávio Arns (Rede), Carol Arns é formada em direito e administração, é professora da FAE Business School e já passou pela Fundação de Ação Social de Curitiba em 2011 e 2012. A pré-candidata, de 43 ano, se filiou ao Podemos no fim do ano passado.
Próximas convenções
Dia 5, o PSB deve confirmar o ex-prefeito e deputado federal Luciano Ducci para a disputa.
O PSD de Curitiba convocou a convenção para 10 de setembro, para confirmar a candidatura do deputado federal Ney Leprevost. Ex-secretário da Justiça, Família e Trabalho do governo do Paraná, Ney Leprevost é pré-candidato a prefeito da capital paranaense mais uma vez. Em 2016, chegou ao segundo turno com Rafael Greca e ficou com 47% dos votos, contra os 53% obtidos pelo prefeito eleito.
No dia 12 de setembro o PDT vai oficializar a candidatura do ex-prefeito e deputado federal Gustavo Fruet.
Também no dia 12, o PSL irá oficializar o deputado estadual mais votado do Paraná, Delegado Francischini como candidato.
Ainda no dia 12, o REDE confirmará Eloy Casagrande para disputar a prefeitura de Curitiba.
O PL tem convenção no dia 15 e deverá ter a deputada federal Christiane Yared como candidata.
Mesmo dia em que o MDB pode oficializar João Arruda.
Há ainda convenções programadas pelo PT, Cidadania, PSOL, Republicanos, PcdoB e PATRIOTAS, entre outros.