
O objetivo do município é imunizar ao menos 90% do público-alvo, que inclui idosos, gestantes e crianças
Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra três (03) cepas diferentes do vírus, que são responsáveis pela maioria dos casos atualmente: a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.“Os efeitos pós-vacina são muito leves, geralmente uma dor no local da aplicação ou desconforto. Se o paciente tiver algum histórico de alergia mais grave à vacina, o que é muito raro, a aplicação poderá ser feita no hospital, com um controle maior. Esses grupos que devem se vacinar agora são prioritários por sabermos que eles têm maior risco de complicações” explicou o médico do setor de Atenção Básica do Município, Vinicius Lima Campestrini.
Dia D mobilizará todas as equipes de saúde com o intuito de imunizar o maior número de pessoas possível em um único dia. Será neste sábado, 12 de abril, das 9h às 16 horas, em todas as UBS’s do município. A Secretaria de Saúde informa ainda que, nesta data, os menores de 06 anos poderão fazer a atualização das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.Fazem parte dos grupos prioritários para receberem a vacina:
– Crianças de 06 meses a menores de 06 anos;
– Gestantes;
– Idosos (a partir de 60 anos);
– Puérperas (até 45 dias após o parto);
– Indígenas;
– Quilombolas;
– Pessoas em situação de rua;
– Trabalhadores da saúde;
– Professores do Ensino Básico ao superior;
– Profissionais das forças de segurança e salvamento;
– Profissionais das forças armadas;
– Pessoal com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores do transporte coletivo;
– Trabalhadores portuários;
– Trabalhadores dos Correios;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
– Pessoas com doenças crônicas;
– Outras condições clínicas especiais.
Os pacientes que irão se vacinar e os responsáveis pelos menores de idade devem levar documento com foto e Carteirinha de Vacinação. Pessoas com doenças preexistentes precisam apresentar um comprovante da condição de saúde. É necessário que os grupos de trabalhadores específicos apresentem um documento que comprove o exercício efetivo da função.
Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. As vacinas contra a gripe passam por atualizações anuais, portanto, mesmo quem já se vacinou em 2024 ou nos anos anteriores precisa tomar o imunizante novamente neste ano, conforme orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde).