Não vai faltar água: Sanepar suspende rodízio em Curitiba e RMC

Desde a última quinta-feira (23) está suspenso em Curitiba e Região Metropolitana o rodízio de água determinado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). No entanto, a suspensão é temporária e vale somente até o dia 3 de janeiro de 2022. A partir do dia 4, volta a programação no modelo 60 horas com água e 36 horas sem água.

O alerta para uso racional da água continua, com a Meta20, para que a população economize 20% do seu consumo, em função da crise hídrica que afeta o Paraná nos últimos dois anos. “Tomamos esta decisão para que as pessoas tenham mais conforto no fim do ano, quando comemoramos o Natal e a passagem do ano. As chuvas continuam abaixo da média e o uso da água deve ser feito de forma consciente, evitando desperdícios”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

Algumas regiões das cidades de Almirante Tamandaré, Colombo, Bocaiúva do Sul e Tijucas do Sul continuam em rodízio porque não fazem parte do SAIC, mas são abastecidas diretamente por rios ou pelo Aqüífero Karst, que continuam com vazões reduzidas em função da crise hídrica.

Mesmo sem rodízio, Sanepar recomenda que população economize porque em janeiro a torneira vai secar