17 filmes pós-apocalípticos muito melhores que Bird Box

Convenhamos, entre diversos filmes pós-apocalípticos já lançados, Bird Box está lá no final da lista em quesito qualidade. Seja por furos no roteiro, seja pela sua narrativa falha ou diálogos vagos.

Apesar de toda a aclamação em torno do filme lançado pelo Netflix, temos uma excelente lista para você curtir um mundo devastado que realmente faz arrepiar os ossos.

Filmes que retratam muito bem como é estar em um mundo destruído e como isso faz as pessoas se sentirem solitárias e em perigo iminente.

Aqueles que criam um verdadeiro clima de horror, suspense, mistério e tem uma história extremamente bem amarrada. Sem palhaçadas ou cenas forçadas.

Confira os melhores filmes pós-apocalípticos

The Survivalist (2015)

O filme acompanha a história de um homem que vive solitário em uma cabana no meio da floresta, quando o mundo sofreu algum tipo de catástrofe e todos morreram. Quem sobreviveu luta para conseguir comida, água e suprimentos. E qualquer pessoa é uma potencial ameaça.

Filhos da Esperança (Children of Men, 2006)

Em um futuro próximo e em uma sociedade controlada, onde imigrantes são tratados como animais [alô, vida real dos dias de hoje], a humanidade não consegue mais gerar filhos. Até que uma garota fica gráfica, e a resistência em prol da humanidade precisa transportá-la em direção às únicas pessoas que podem salvá-la da exploração.

A Estrada (The Road, 2009)

Uma catástrofe transforma os EUA em uma terra destruída, enquanto um homem e seu filho caminham em direção ao mar para tentar sobreviver. O problema é que nesta estrada há uma série de ameaças e grupos de humanos selvagens e perigos da pior espécie.

Fuga no Século 23 (Logan’s Run, 1976)

Baseado no romance de ficção científica de William F. Nolan e George Clayton Johnson, o filme retrata a destruição do planeta com a degeneração do modo de vida por meio de diversas temas, que incluem a destruição da natureza e do ambiente, um governo despótico e o hedonismo.

O Nevoeiro (The Mist, 2007)

Repentinamente, uma espécie de névoa cobre toda a cidade, enquanto um grupo de pessoas fica presa em um supermercado. Há conflitos internos sobre o que fazer e como prosseguir, enquanto a misteriosa névoa paira pelo ar e parece uma grande ameaça para todos.

Stalker (1979)

O clássico do cineasta russo Andrei Tarkovski, Stalker, acompanha três viajantes do futuro que atravessam A “Zona”, um local proibido em que as leis da realidade não se aplicam. Por lá, existe um local chamado “Sala”, que dizem conceder um desejo a quem pisa por lá.

Madrugada dos Mortos (Dawn of the Dead, 2004)

Todo o mundo foi infestado por uma legião de zumbis. Um grupo de sobreviventes consegue abrigo em um shopping center. Mas há uma corrida contra o tempo, já que os mortos que andam se aproximam do lugar e ameaçam a vida de todos por ali.

Rua Cloverfield, 10 (10 Cloverfield Lane, 2016)

Uma garota acorda em um porão e encontra um homem que diz ter salvado a sua vida. O filme todo se passa embaixo da Terra, e gera dúvidas em quem assiste se o homem é confiável ou não e sobre o que ocorre do lado de fora. Suspense eletrizante.

Um Lugar Silencioso (A Quiet Place, 2018)

Por todo lugar em volta, existem criaturas misteriosas que são extremamente sensíveis ao som. Qualquer barulho chama a atenção delas, que caçam humanos como animais. As pessoas que sobreviveram a este mundo destruído, portanto, precisam agir com extrema cautela e silencio. Sempre.

Guerra dos Mundos (War of the Worlds, 2005)

O planeta Terra é invadido por máquinas alienígenas de diversos tipos, pequenos ou grandes. Neste mundo de caos, o filme acompanha uma família que tenta sobreviver ao ataque.

Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness, 2008)

Uma cidade inteira é afetada por uma espécie de epidemia que deixam todos cegos. Inspirado no livro de mesmo nome escrito por José Saramago, e dirigido pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles.

Expresso do Amanhã (Snowpiercer, 2013)

Depois de uma tempestade acabar com toda a vida no planeta, sobraram poucos sobreviventes a bordo de um trem que viaja pelo globo carregando o resto da humanidade. No entanto, o trem, assim como qualquer sociedade, gera um sistema de classes.

O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1968)

Um astronauta tem problemas com a nave e cai em um mundo, no futuro distante, onde macacos inteligentes são a espécie dominante. Os humanos, no caso, são tidos como escravos e tratados como animais.

O Livro de Eli (The Book of Eli, 2010)

A jornada de um homem solitário que atravessa os EUA, agora visto como um ambiente totalmente destruído, com a missão de proteger um livro sagrado o qual pode salvar toda a humanidade.

Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road, 2015)

A releitura de uma das icônicas séries do cinema acompanha Max e sua jornada para sobreviver em um mundo devastado onde a água é o produto mais raro e valioso do mundo. Em meio a batalhas de carros, muita explosão e gasolina, o personagem passa por poucas e boas.

Eu Sou a Lenda (I Am Legend, 2007)

O sobrevivente de uma devastação que aconteceu com o mundo ainda caminha pela Terra, aparentemente sozinho e sem qualquer contato humano. Ele precisa, a qualquer custo, sobreviver a este mundo nocivo que transformou todos os seres humanos em criaturas horríveis.

Matrix (1999)

Um hacker de computador, sem querer, descobre que o mundo onde ele vive não é o mundo real. Na verdade, as coisas são bem diferentes, e a natureza tanto como a realidade em que ele vive podem ser apenas uma simulação criada por um ambiente virtual.