As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de todo o país retomam o atendimento presencial de todos os serviços disponíveis no portal e aplicativo Meu INSS a partir do dia 14 de março. Assim, pedidos de aposentadoria e pensão por morte, emissão de extratos, certificados e outros documentos vão poder ser realizados presencialmente. O agendamento para perícias e outros continua pelo site e aplicativo do Meu INSS ou pelo telefone 135.
Esses serviços ainda podem ser realizados de forma totalmente digital, sem a necessidade de comparecimento nas agências.
Desde o início da pandemia, o INSS restringiu o atendimento presencial para evitar aglomerações nas unidades de atendimento. Apenas serviços que não podiam ser feitos de forma remota, como a realização de perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional podiam ser realizados presencialmente, mediante agendamento.
O INSS também deve retomar o atendimento realizado sem agendamento prévio, o chamado atendimento espontâneo. Caso o segurado não tenha acesso à internet ou telefone, ele pode procurar agências físicas para realizar agendamento ou esclarecer dúvidas. As unidades que devem prestar esse tipo de atendimento devem ser definidas a partir de 30 de março. (Foto: Divulgação)