Prefeitura suspende atualização de edificação de imóvel em carnê do IPTU de São José dos Pinhais

A polêmica gerada em torno da atualização de edificação dos imóveis, que alterava valores na cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022 de São José dos Pinhais, deixa de existir a partir desta semana por uma decisão tomada pela prefeita Nina Singer, que admitiu existir inúmeras divergências nos estudos de levantamento dos imóveis que causou descontentamento na população.

Em um vídeo postado nas redes sociais, a prefeita da cidade afirma que a transparência e o respeito para com a população devem ser colocados como prioridade. Segundo ela, em 2018 foi realizado um levantamento topográfico em todo o município e este serviço ocasionou, em 2022, a atualização da área construída de alguns imóveis. “Observamos então inúmeras divergências nesse estudo e decidimos suspender a atualização da edificação do imóvel até o final de 2022”, disse Nina Singer.

Desde o primeiro dia da emissão dos carnês de IPTU em São José dos Pinhais, grande parte dos contribuintes do município discordou dos valores que estavam sendo cobrados afirmando que o percentual em relação ao ano anterior estava muito alto e isso gerou uma grande polêmica na cidade. “Tomamos essa decisão para que o munícipe que encontrou divergências em sua área total construída possa vir até a prefeitura, entender os valores do seu IPTU, quais são as mudanças e o que está acontecendo”, afirmou.

Ainda, de acordo com a prefeita, os contribuintes que já pagaram o imposto com a alteração calculada em cima da edificação do imóvel devem comparecer na prefeitura para requerer a devolução do valor excedente. (Fotos: Reprodução/S.J.Urgente)