Metalúrgicos de Curitiba protestam contra a compra de três mil ônibus vindos da China

Uma assembleia liderada pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, na tarde desta terça-feira (12), na frente da Montadora Volvo, gerou protestos e uma manifestação dos trabalhadores contra a importação de três mil ônibus da China pelo Governo Federal.

Segundo o sindicato da categoria, este foi um ato nacional realizado em várias empresas fabricantes de veículos em todo o Brasil e encabeçado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM- Força Sindical), Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM-CUT) e Industriall Brasil (União Global dos Trabalhadores) juntamente com os Sindicatos de cada município.

O governo quer zerar a alíquota de importação com o objetivo trazer mais de três mil ônibus elétricos da China, sendo que o Brasil tem condições para produzir esses veículos. A medida impacta fortemente no desenvolvimento e na produção no país, fato que reflete em desemprego em toda a cadeia de fornecimento.

Segundo informativo divulgado aos metalúrgicos “as entidades que atuam em defesa dos trabalhadores alertam que é preciso que a categoria metalúrgica, com o apoio de toda a classe trabalhadora, se mobilize contra essa decisão, já que se ela for concretizada os empregos serão gerados na China, não no Brasil”. (Foto: Sismec)

Trabalhadores metalúrgicos de todo o país pararam em ato de protesto contra a compra dos ônibus chineses