Engenheiro curitibano é nome forte à presidência do CREA-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) está em processo de eleição para a presidência da autarquia em 2020. Eleições dia 15 de julho (qual o atual candidato vem pleiteando eleições pela internet).

O engenheiro curitibano Benedito Alves Junior é um dos nomes fortes para esta eleição. Com vasta experiência na área como engenheiro de campo e gestão pública, além de empreendedor, engenheiro de Segurança, conselheiro CREA-PR, perito técnico judicial e consultor de estratégias em Segurança e Saúde no Trabalho (SST), Benedito acredita muito na renovação do CREA-PR, seja na atuação junto aos profissionais, seja na atuação política e fortalecimento dessa autarquia, que tem em seu quadro de associados diversas expertizes em todos os seguimentos da economia, paranaense e nacional. A final é conselho de Profissionais de Tecnologia.

“RENOVAÇÃO, RESTRUTURAÇÃO, REFORMAS E OXIGENAÇÃO DO SISTEMA – O que vemos hoje é um CREA-PR pouco atuante junto aos profissionais da área, estagnado em sua atuação pesada, punitivo e vazio quanto à participação das pessoas que deixaram de acreditar ao longos dos anos, justamente porque impera modelos de gestão arcaicos há muito tempo. O CREA-PR tem 85 anos e precisa avançar para o século XXI”, destaca Benedito.

Segundo dados das últimas eleições, apenas 10% dos profissionais comparecem para a votação. O que, segundo Benedito, é um alerta, pois 90% não são participativos e isso é a resposta direta da insatisfação atual com a condução do CREA-PR. Que recentemente perdeu a participação dos Arquitetos, técnicos industriais e Agrícolas, justamente por não se sentirem representados e sem espaço no referido sistema. Lamentável!

Dentre as ações inovadoras, idealizadas pelo candidato, destacam-se:

– Ampliação à abrangência da ART múltipla, para desonerar a carga de cobranças aos profissionais;

– Valorização Profissional;

– Desburocratização do sistema CREA CONFEA;

– Extinção de taxas e redução de custos da ART;

– Aperfeiçoamento Profissional gratuito;

– Melhora do atendimento aos profissionais; 

– Ampliação do roll de serviços on line;

– Atualização e modernização do regulamento e estatuto do Conselho regional;

– Eleições On Line;

– Ampliação dos canais de comunicação aos profissionais registrados;

– Reforma administrativa visando Redução de custos e despesas operacionais e substituição de cargos de confiança que a anos ocupam cadeiras por lá;

– Promover aproximação do CREA com seus profissionais e suas demandas atuais na engenharia, agronomia e das geociências;

– Desenvolver políticas para os profissionais com dificuldades de ingresso ao mercado de trabalho;

– Plano de estratégico de contingência e apoio aos profissionais após pandemia COVID-19, considerando os impactos na economia;

– Revogação imediata da 1071,

– Revisão da DN (deliberação normativa) n. 113.

Serviço

Criado em 11 de junho de 1934, o CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização das empresas e profissionais da área de engenharia, suas ramificações, como tecnólogos.

O CREA-PR esta subordinado às regulamentações do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). O qual o Eng. Benedito também trabalha pela a Renovação em busca de viabilizar grandes transformações.

O Conselho promove ações para o crescimento do Estado, melhoria do ambiente de trabalho e garantia dos direitos de mais de 70 mil profissionais registrados (ativos 54.000). Para isso, o Conselho tem inspetorias nas principais cidades do Estado, por meio das Regionais de Apucarana, Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa, e em 35 Inspetorias. 

A descentralização dos serviços oferecidos será um diferencial do CREA-PR para agilidade e eficiência no atendimento aos profissionais, empresas e à sociedade.