Os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul investigam casos suspeitos de pacientes que podem estar infectados coma varíola dos macacos, doença oriunda de um surto na África e vem se espalhando pelo mundo causando pânico na humanidade. Segundo as autoridades, na América do Sul já tem casos confirmados.
A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde, que também revelou outro paciente suspeito no Ceará. Já no Paraná, em resposta nesta segunda-feira (30), a Secretaria de Saúde divulgou que não há casos suspeitos. Em outros países, a doença já foi identificada nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Espanha, Irlanda do Norte, Argentina, Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália, Suécia, Áustria e Suíça.
O que é Varíola dos macacos?
A varíola dos macacos é uma doença infecciosa e é endêmica em partes da África ocidental e central. É espalhada por contato próximo e relações sexuais e pode ser contida com relativa facilidade por meio de medidas como isolamento e higiene.
A doença começa com febre, fadiga, dor de cabeça, dores musculares, semelhantes a um resfriado ou gripe. Em geral, de a 1 a 5 dias após o início da febre, aparecem as lesões cutâneas (na pele) e manchas vermelhas. Essas lesões aparecem inicialmente na face, espalhando para outras partes do corpo.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota para reforçar o uso de medidas “não farmacológicas”, como máscaras de proteção, distanciamento físico e higienização frequente das mãos, em aeroportos e aeronaves. (Fotos: MS/BR)