Candidato ao CREA-PR, Eng Benedito Alves tem que ir a Justiça pedir isonomia no processo eleitoral

Mesmo com ordem judicial expedida pela juíza federal Silvia Regina Salau Brollo, da 11ª Vara Federal de Curitiba, o Conselho não entregou os dados de endereço eletrônico que possui dos seus associados.

A determinação da juíza está com respaldo no principio da isonomia de forma que através deste cadastro todos os profissionais registrados do estado poderão ter conhecimento do pleito, conhecer a plataforma de trabalho de cada um, inclusive que há oposição e chances de renovação no poder e sistema, o grupo atual do Conselho está por lá próximo de 20 anos, entre eleições re-eleições e formação de sucessores do mandato.

O próprio CONFEA (qual o CREAPR é subordinado) publicou a resolução nº. 1.114/2019 que prevê o acesso (nomes e e-mail) aos candidatos a presidente de CREA’s.

Destaca Benedito: “Eu possuo visto profissional nos CREA’s de Santa Catarina e Rio Grande do sul, estes já entregaram aos seus candidatos e por lá as eleições ocorrem com total transparência”. Nesse sentido também foi aberto pelo MP-PR um processo administrativo contra o CREA-PR, a fim de apurar essas ações protelatórias, bem como o motivo pelo qual o conselho CREA PR realiza eleições pela internet para associações e sindicatos, porém as suas próprias eleições não fazem uso da tecnologia. Abaixo um exemplo do que estou falando:

O Sindicato dos Engenheiros do Paraná SENGE, teve suas eleições realizada recentemente pela plataforma do CREA.PR Via Internet. Vejam a chamada:

“Nesta quarta-feira (8), a Comissão Eleitoral do Senge-PR, responsável pela condução do processo eleitoral publicou edital retificando o Edital de Convocação para Eleições Sindicais, originalmente publicado em 11 de fevereiro na Folha de Londrina. Agora, todo o processo acontecerá eletronicamente, através do site do Crea-PR.”

Outro exemplo deu um sistema de tecnologia para as eleições, que garante transparência e o envolvimento de todos os participantes (votantes e candidatos) e que deve ser implantado no CREA-PR, pois é de fácil execução, vem do ano de 2014 nas eleições de outro Conselho:

Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás – (CAU-GO)

“Toda a votação será realizada via internet, pelos sites do CAU/BR e dos CAU/UF. O acesso ao painel de votação se dará por meio da senha de acesso ao SICCAU.”

(Votação será no dia 5 de novembro somente pela internet – 22 de setembro de 2014)

Falta de Divulgação:.

O CREA PR está vinculando na rádio CBN Curitiba, parabéns aos 25 anos daquele veículo… sequer convocam e citam as eleições do Dia 15/07…. lamentável omissão de prestação de serviço aos profissionais associados.

Precisamos dar luz a isso tudo que estamos enfrentando, por querer renovar e participar democraticamente do pleito eleitoral, estamos sendo impedidos por mecanismo já conhecidos na velha Política…É contra esse SISTEMA e a práticas ultrapassadas como essas que queremos Renovar esse conselho que tem tanto a contribuir à sociedade e aos Profissionais registrados.

Estamos retornando ao judiciário para denunciar esse absurdo e descumprimento de uma ordem judicial, pasmem o CREA PR não cumpriu um SENTENÇA de uma juíza FEDERAL.

E nesta ação em busca da verdade e democracia, do respeito aos direitos igualitários, cabem algumas perguntas:

Profissionais vocês estão vendo divulgações maciças das eleições?

Por acaso esse não é um dos papeis da Comissão Eleitoral?

Pensem neste momento, distintos engenheiros e engenheiras e todos Profissionais do nosso querido estado do Paraná!

Vamos em frente, juntos seremos mais Fortes….Dia 15/07 Teremos Eleições, lá sim podemos fazer nossa escolha. Acesse o site do CREA PR, regularize suas pendências, escolha local de votação e VOTE!