Normalização do abastecimento em algumas localidades será na sexta-feira (29); orientação é para que moradores façam uso racional da água, priorizando higiene e alimentação.
A programação do rodízio de água em Curitiba e na Região Metropolitana até quarta-feira (27) foi divulgada nesta sexta-feira (22) pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
Desde a segunda-feira (18), a área do rodízio foi ampliada, segundo a companhia.
Também houve antecipação do horário inicial do rodízio, para 16h, com a escala de encerramento prevista para 16h do dia seguinte e um período de até 12 horas para normalização, informou a Sanepar. A retomada em algumas localidades está prevista para sexta-feira (29).
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO RODÍZIO
Crise hídrica
As mudanças ocorrem, conforme a companhia, por causa do agravamento da crise hídrica no estado, com a frustração da expectativa de chuvas na semana anterior, e também em cumprimento ao decreto que instituiu a situação de emergência hídrica no Paraná por 180 dias.
De acordo com a Sanepar, a situação dos níveis de água é analisada diariamente pela equipe técnica para definir as ações que possam reduzir as consequências da seca.
A orientação é para que os moradores façam uso racional da água, priorizando hábitos de higiene, principalmente para a prevenção ao novo coronavírus, e alimentação.
Dicas de consumo
Nesse período de estiagem, a Sanepar orienta que atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas. Outras dicas são:
- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
- A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
- Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
- Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.
Segundo a Sanepar, residências que têm caixa-d’água de pelo menos 500 litros conseguem ficar abastecidas durante o período de 24 h.
Atendimento presencial
A Sanepar reabriu as centrais de relacionamento em todo o Paraná. O horário de atendimento ao público obedece a decretos de cada município sobre funcionamento das atividades, informou a companhia.
Segundo a Sanepar, as principais demandas dos clientes – como solicitação de serviços e emissão de segunda via da conta – podem ser resolvidas de forma virtual, por meio do site, aplicativo, e-mail corporativo ou pelo telefone 0800-200-0115.
Nas unidades, há demarcação de espaços que define a distância mínima entre as pessoas, álcool em gel para uso dos clientes e limpeza permanente dos equipamentos, de acordo com a companhia. A permanência nas áreas internas segue cálculo recomendado pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA) e ainda há totens de autoatendimento para evitar a formação de filas.