Desde a identificação da forma de contágio e a confirmação dos primeiros casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus no país, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel – PR) tem orientado e monitorado as atividades de estabelecimentos ligados ao setor de alimentação fora do lar em todas regiões paranaenses. Grande parte dos empreendimentos associados que precisaram fechar suas portas ou adaptar as operações para o atendimento exclusivo via delivery ou retirada no balcão, estão agora em processo de reabertura e retomada da normalidade no atendimento. Com o objetivo de reforçar a necessidade de seguir rigorosamente as recomendações de prevenção indicadas ao segmento por decretos oficiais, a entidade acaba de colocar em prática a campanha “Restaurante Responsável”, que instrui estabelecimentos e clientes do setor a aderirem as medidas preventivas de combate ao vírus transmissor da doença COVID-19 no Estado do Paraná.
Para conscientizar empresários e funcionários de bares e restaurantes quanto as condições imprescindíveis para a volta da normalidade no setor, a Abrasel Paraná tem adotado uma série de medidas de instrução, comunicando profissionais do segmento, disponibilizando cartilhas com informações sobre as medidas de prevenção e reforçando, por meio de publicações e comunicados em redes sociais, as diretrizes sugeridas pelo poder público. “Logo no início da pandemia, nós criamos o Selo Restaurante Responsável que apresentava um plano de contingenciamento de acordo com as recomendações sanitárias e identificava os estabelecimentos que estavam tomando todas as cautelas e providências sugeridas. Com o agravamento da situação e a necessidade de fechar os salões dos restaurantes para a circulação do público, nós focamos essas medidas de segurança para as outras formas de operação, principalmente o delivery. Hoje, com a grande maioria dos restaurantes reabrindo, retomamos as orientações ampliadas com as pautas do Governo do Estado”, afirma Nelson Goulart Jr, presidente da Abrasel Paraná. “O mais importante é que os empreendedores entendam que esta é a única forma de garantir que não haja necessidade de fechar as portas novamente”, acrescenta.
Os clientes também são parte importante da campanha. A ação lembra os cuidados básicos de higienização e outros alertas válidos para a prevenção da COVID-19 e também de outros vírus mais comuns. “Estamos muito empenhados na conscientização dos nossos associados, mas os clientes também têm um papel crucial. A segurança de todos os clientes e colaboradores é sem dúvida nossa maior prioridade. Todos os nossos associados possuem procedimentos para evitar todo e qualquer tipo de contaminação viral, mas em um momento tão crucial para provar e garantir que é possível que tudo volte ao normal, é preciso que os envolvidos estejam dispostos e preparados”, explica Nelson Goulart Jr. “A força da comunidade em mobilização organizada é a maior e mais eficaz arma para mitigar e conter os danos provocados pela pandemia”, completa.
Mais informações no site www.abrasel.com.br ou pelo telefone (41) 3029-4244.