Alunos da rede municipal recebem Atlas Escolar com mapas e história de São José dos Pinhais

Eles teram acesso a história da cidade

No segundo semestre deste ano, os estudantes de São José dos Pinhais receberam uma importante ferramenta para enriquecer os estudos sobre a cidade: o Atlas Escolar do Município. O material, que começou a ser elaborado em 2022, foi distribuído em agosto de 2024 e é composto por mais de 15 mapas detalhando aspectos geográficos, históricos e sociais da região.

O trabalho foi desenvolvido pela Coordenação de Geografia da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Divisão de Geoprocessamento da Secretaria Municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt) — responsável pela produção dos mapas.

O secretário de Educação, Diego Santin Inoue, explica que o Atlas apresenta uma introdução sobre a função e o uso de mapas, uma breve história de São José dos Pinhais e mapas que abordam desde a divisão de bairros e localidades rurais até representações sobre densidade populacional, equipamentos públicos e outras características espaciais do município.

“O material também inclui propostas de atividades cartográficas, incentivando o uso prático do conteúdo. Cada unidade educacional do município recebeu aproximadamente 35 exemplares para uso dos estudantes. Além disso, exemplares foram entregues à Biblioteca Pública Scharffenberg de Quadros e à Semutt, ampliando o acesso ao material”, acrescenta o secretário.

Para os munícipes interessados, o Atlas Escolar também está disponível em formato digital, podendo ser acessado na página WebGeo SJP, oferecendo mais uma forma de interação com o conteúdo e promovendo o conhecimento sobre o município.

“Com esse Atlas Escolar, a administração pública reforça seu compromisso com a educação e a valorização do patrimônio local, proporcionando um recurso pedagógico que conecta história, geografia e identidade cultural”, enfatiza Diego.