Área que era ocupada pelo antigo terminal Afonso Pena dará lugar à readequação da Avenida Rui Barbosa

As obras para dar funcionalidade ao espaço serão iniciadas ainda no primeiro semestre

Por décadas, o antigo Terminal Afonso Pena foi um ponto de passagem para a população, testemunhando o aumento do número de passageiros a cada ano. Agora, com a remoção das vigas de ferro que faziam parte da estrutura, o espaço será utilizado para proporcionar três melhorias a região: a ampliação do trecho da Avenida Rui Barbosa, dando mais fluidez ao trânsito; o aumento da capacidade do estacionamento e criação de uma área de lazer no Centro de Esportes e Lazer Max Rosenmann; e para garantir saída mais rápida para os veículos do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

A população da Região do Afonso Pena cresceu vertiginosamente nas últimas décadas. Por isso, foi necessária a construção de um terminal de ônibus mais confortável, moderno e, principalmente, com maior capacidade de operação. Ele foi inaugurado em agosto de 2024. Atualmente, o novo Terminal Afonso Pena (TAP) é um dos principais pontos de circulação de pessoas em São José dos Pinhais, somando mais de 45 mil passageiros diariamente.

O secretário de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT), Lucas Pigatto, destacou as melhorias que têm garantido a estrutura urbana da cidade. “Os nossos equipamentos públicos, graças a grandes obras e adequações funcionais, estão acompanhando o crescimento populacional do município. Ainda no primeiro semestre desse ano iniciaremos as obras para dar funcionalidade ao espaço onde antes ficava o antigo terminal”, explicou. 

Novo Terminal Afonso Pena

São José dos Pinhais ganhou recentemente um novo terminal, localizado na Rua Anneliese Gellert Krigsner, n.º 27, no bairro Iná. O local conta com uma área de 18.389,57 metros quadrados.

O novo Terminal Metropolitano Afonso Pena contribuiu significativamente para a qualidade do serviço de transporte público no município, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários. O espaço possui 26 plataformas de embarque e desembarque, o que permitiu redistribuir as linhas existentes e criar novas linhas.