Cadeirantes agora podem entrar na água amparados e seguros em cadeiras especiais no litoral do Paraná
Pensando nos veranistas com dificuldades de locomoção que visitam a Ilha do Mel, no Litoral do Paraná, o Governo do Estado oferece cadeiras anfíbias que podem ser usadas tanto no mar, quanto na areia. Com os equipamentos, disponibilizados pelo Instituto Água e Terra (IAT), pessoas com deficiências e idosos podem aproveitar as várias atrações que a ilha oferece.
São quatro cadeiras, que têm as rodas mais grossas que o normal, feitas com material próprio para o uso na praia. Duas delas ficam à disposição dos veranistas na praia de Encantadas e outras duas em Nova Brasília. Podem utilizar as cadeiras todas as pessoas asseguradas pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). As reservas devem ser feitas antecipadamente pelo número (41) 99554-0313.
O serviço, que é oferecido desde 2020 pelo IAT, fica disponível para o público ao longo de todo o ano, mas a procura se intensifica durante a temporada de verão. Desde o início da estação, 23 pessoas já utilizaram as cadeiras da Ilha do Mel.
Em outras praias
O Governo do Estado oferece cadeiras anfíbias também em outras praias do Paraná por meio do programa Praia Acessível, da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família. Apenas nesta temporada mais de 100 pessoas já usaram o equipamento.
No Litoral, o Estado oferece cadeiras na Praia do Cristo, em Guaratuba, no balneário de Caiobá, em Matinhos, e nas praias de Ipanema, Shangrilá e Praia de Leste, em Pontal do Paraná. No Oeste, os equipamentos estão disponíveis no Balneário Jacutinga, em Itaipulândia, e Balneário Municipal, em Santa Helena.
As cadeiras anfíbias são equipadas com cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. Os equipamentos são feitos de material leve para flutuar na água.
A altura adicional das cadeiras permite que os usuários ingressem no mar ou rios com segurança, mesmo em profundidades consideráveis. Profissionais qualificados orientam o uso, explicando a maneira correta de conduzir pessoas com deficiência até a cadeira e oferecendo suporte durante sua utilização. (Foto: Gabriel Rosa/AEN)