Um ciclone com características subtropicais deve alterar as condições meteorológicas em vários pontos do país, provocando fortes chuvas e rajadas de vento. Em virtude do fenômeno, a Marinha do Brasil emitiu nesta segunda-feira (26) alertas de perigo de tempestade para os três estados do Sul e para Mato Grosso do Sul. Já para Bahia e Minas Gerais, o aviso é de perigo de chuvas intensas.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas últimas horas deste domingo (25), o ciclone ganhou força, sendo classificado como Tempestade Subtropical Mani.
Para todos os estados, podem ocorrer precipitações de 30 a 60 mm por hora, combinadas com ventos intensos, de 60 a 100 quilômetros por hora, motivo pelo qual a população deve ficar atenta para riscos de apagões de energia elétrica, queda de árvores e de alagamentos. Há, ainda, previsão de chuva de granizo.
O Inmet menciona, ainda, que o ciclone irá se afastar do continente, nos próximos dias. A avaliação é de que rume para o leste.
No Paraná, segundo o Simepar, uma área de instabilidade avançava sobre o estado no final da manhã, mas com deslocamento de sudeste para nordeste e, com isso o setor entre o oeste e o noroeste que estão tendo um volume elevado de chuva e temporais também.
Na terça-feira (27) ainda deve chover na faixa leste (região de Curitiba e litoral) e no norte do Paraná, devido ao gradual avanço da frente fria. Chuvas ocorrem principalmente na madrugada e manhã, com melhora nas condições do tempo a partir da tarde. Demais setores o tempo fica estável, sem chuvas. À noite faz um pouco de frio no oeste, sudoeste e centro-sul, pois predomina nestes setores um ar menos aquecido.