2.200 mil foram plantadas pela prefeitura e outras 2 mil foram distribuídas à população. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente plantou árvores adultas no Parque das Águas e Parcão.

Deixar a cidade mais arborizada é o objetivo principal do Projeto Reflorescer em Pinhais, que faz parte do Plano de Arborização Municipal. Mais de 2.200 árvores já foram plantadas desde 2017, quando o projeto iniciou. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente já distribuiu quase duas mil e trezentas mudas de árvores para a população por meio de diversos projetos. As árvores na área urbana tem um papel fundamental, pois diminuem a incidência de calor, absorvem ruídos, renovam o oxigênio do ar, entre outros benefícios.
A Secretaria de Meio Ambiente, responsável pelo projeto, iniciou nas unidades escolares e unidades de saúde o plantio de árvores frutíferas, como acerola, caqui, cereja, goiaba, jabuticaba, laranja, maça, mexerica, pêssego, pitanga. Além destas, também foram plantadas árvores nativas, como canela, ingá, ipê roxo e amarelo, jacarandá, manacá da serra, entre outras.
“Realizamos o plantio seguindo as recomendações do plano de arborização e as espécies frutíferas estão incluídas neste plantio, como forma de incentivar e mostrar a importância das árvores como fonte alimentar”, explica a bióloga Juliana Zanetti, gerente de Conservação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente.
Além das unidades de saúde e escolares, o projeto contemplou também parques, praças, beira de rios, bosques e ruas. No ano passado, o plantio se intensificou por meio dos Mutirões de Educação Ambiental e Limpeza realizados mensalmente nos bairros de Pinhais, no qual as mudas de árvores eram plantadas em frente à casa dos munícipes, que se responsabilizavam pelo cuidado da planta.
“Uma cidade arborizada, além de mais bonita, traz mais qualidade de vida a nossa população, por isso desde o início temos feito um trabalho importante de plantar árvores por todo o município. Além das mudas, também plantamos árvores adultas no Parque das Águas e no Parcão, para deixar estes espaços ainda melhores”, salientou a prefeita Marli Paulino.
Por conta da pandemia do Coronavírus, houve uma diminuição no plantio de mudas neste ano, porém, nos locais em que a Secretaria de Obras Públicas está finalizando as calçadas, as árvores nativas continuam a ser plantadas pelas equipes do Meio Ambiente.