Comerciantes de São José dos Pinhais protestam contra Lockdown

Com o encerramento das medidas restritivas no Paraná previsto para a próxima segunda-feira (8), a dúvida é saber se o governo estadual vai prorrogar o lockdown, ampliar as restrições ou suspender o decreto. Porém, diante dos números da Covid-19 em alta no estado, a tendência é que as medidas permaneçam.

Sem condição de esperar mais para voltar a funcionar, comerciantes de São José dos Pinhais, espalharam cruzes em sinal de protesto, no centro da cidade.

A empresária Jane Marrie, que tem três salões de beleza e uma loja de cosméticos, diz que não tem como pagar o salário dos funcionários e nem o aluguel. “A primeira semana do mês responde por 50% do nosso faturamento. Não aguentamos mais. Há um ano estamos neste abre e fecha. Hoje não tenho como pagar meus funcionários e nem pagar o aluguel das lojas”, lamenta.

A advogada Tamires Silva, que atende pequenos empresários, diz que a situação é dramática. “O comércio está em luto. É um isolamento social sem planejamento, sem nenhuma ajuda aos empresários. Ninguém tem fôlego mais e as cruzes representam a morte do comércio”, afirmou.

Os comerciantes saíram do centro em carreata com buzinaço para chamar a atenção para o drama do fechamento.