(Foto: Saúde/PR)
Infelizmente Curitiba foi contemplada com o segundo caso confirmado de varíola dos macacos. O primeiro caso, divulgado no último domingo (3), é de um homem de 31 anos que havia feito uma viagem para São Paulo. Nesta quarta-feira (06), as autoridades médicas e sanitárias confirmaram o segundo caso, um rapaz de 27 anos, também morador de Curitiba, que recentemente viajou para a Europa. Até o momento as confirmações são consideradas importadas – quando não há transmissão local.
Há ainda, outros oito casos em investigação nos municípios de Curitiba (4), Cascavel (1), Londrina (1), Campina Grande do Sul (1) e Pinhais (1). Os pacientes possuem histórico de viagem ou contato com caso confirmado.
O que é?
A varíola do macaco é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.