Disenteria: Guaratuba registra quase mil casos de diarréia desde a virada do ano

Guaratuba, no litoral paranaense, registrou desde o dia 31 de dezembro até a última segunda-feira (4) 946 casos de diarréia e vômitos. Cerca de 80% dos casos foram atendidos no Pronto Socorro Municipal e as autoridades já estão vendo o caso como um surto.

Segundo a Secretaria de Saúde do município, na noite do dia 31 de dezembro foram 205 casos, no dia 1º de janeiro, 260, no dia 2, 124 casos, no dia 3, mais 197 e no dia 4 de janeiro 160 casos. “Foi aberto no Pronto Socorro um espaço específico para observação dos casos de diarreia e vômitos e soroterapias; o Hospital Municipal passou a atender crianças de 0 a 12 anos, de segunda a sexta feira (em horário comercial) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) começaram a prestar atendimentos aos pacientes de suas áreas de abrangência”, explicou Gabriel Modesto, secretário de Saúde de Guaratuba.

Enquanto pacientes são atendidos, as autoridades investigam a qualidade da água da Sanepar e amostras coletadas de pacientes que apresentaram sintomas para que a Secretaria da Saúde possa determinar qual o tipo de vírus está circulando assim como a origem. “A gente precisa saber com que tipo de ‘inimigo’ estamos lidando até para que possamos alertar a população sobre as precauções e cuidados”, disse um dos atendentes do P.S Municipal.      

Principal destino dos turistas na temporada registra quase mil casos de diarréia e vômito (Foto:PMG)