Novos agentes e delegados assumiram o cargo focados na segurança do cidadão paranaense (Foto: Fabio Dias/EPR)
Os novos policiais civis nomeados pelo Governo do Estado tomaram posse nesta sexta-feira (4), no auditório da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, em Curitiba. A Polícia Civil do Paraná (PCPR) receberá o reforço de 225 servidores.
As nomeações foram publicadas no dia 21 de julho em Diário Oficial. Dentre os policiais civis que tomaram posse estão 44 delegados, 156 agentes de polícia judiciária e 25 papiloscopistas aprovados em concursos públicos realizados em 2018 e 2020.
De acordo com o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, o reforço no efetivo traz mais agilidade e melhora a qualidade dos serviços prestados pela Polícia Civil à população. “Essa contratação faz parte da reposição permanente de servidores na Polícia Civil. Esse reforço tem contribuído com resultados positivos, na melhoria de índices de solução de crimes e principalmente na agilidade no atendimento nas diversas unidades do Estado. Até o final deste ano, os novos policiais civis estarão em perfeitas condições para iniciar as atividades nas delegacias”, afirmou.
Dentre as atividades desempenhadas pelos novos policiais, estão a investigação de crimes, direção de delegacias, interlocução com o Poder Judiciário, lavraturas de flagrantes, operações policiais e condução de inquéritos. Com esse reforço, a expectativa é de respostas muito mais rápidas à sociedade. Durante o discurso de posse, o delegado-chefe da Divisão de Polícia Metropolitana, Fábio Amaro, ressaltou que o novo corpo de servidores deve fazer a diferença e somar positivamente na instituição. “Eles serão os garantidores da segurança pública, serão monitorados pela população e devem servir de referência no trabalho de polícia judiciária em todas as comarcas do Estado”, complementou.