Empresas de telefonia notificadas pelo Procon-São José por fiação irregular em postes da rede elétrica

O ‘emaranhado’ de fios deixados em postes de iluminação pública nos bairros de São José dos Pinhais, por empresas de telefonia, podem estar com os dias contados. É o que espera o Serviço do Proteção ao Consumidor (Procon/São José), que está notificando todas as empresas do ramo pelo serviço irregular que vem causando transtornos para motoristas e até para pedestres.

Nesta semana, o órgão emitiu notificação para a empresa Ligga Telecomunicações S/A (Antiga Copel Telecom) para apresentar projetos, responsável técnico e para suspenderem a instalação de fios que estão em desacordo com as normas técnicas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Copel. Os fios de telefonia foram instalados nos postes da rede elétrica e suas pontas penduradas, chegando a alcançar ruas e calçadas.

Em São José dos Pinhais, as reclamações de moradores são constantes. No Jardim Suíça, por exemplo, há meses que os moradores convivem com a imagem do descaso por parte das empresas que deixaram centenas de metros de fios pendurados causando transtornos para pedestres e oferecendo perigo.

Serviço:

O Procon São José dos Pinhais pede a colaboração da população para que denunciem locais onde fios de telefonia foram deixados pendurados ou arrastando nas calçadas. As reclamações devem ser feitas pelo e-mail: procon@sjp.pr.gov.br ou telefone (41) 3283-6160. (São José Urgente)

Fios pendurados em postes deverão ser retirados. Empresas estão sendo notificadas pelo Procon (Foto: Procon/SJP)
Na esquina das Ruas Rosa Maranho Bobato e Ernesto Montanarim, no Jardim Suíça, a imagem do descaso (Foto: Ademar Marques/SJU)