Estoque de sangue fica crítico no período de férias

Saúde do Paraná reforça a importância das doações que podem ser feitas em todas as unidades do Hemepar no Paraná

Em janeiro, mês das férias, muitas pessoas acabam viajando. Com isso, diminui o número de doadores de sangue e, por outro lado, a demanda pode ser maior devido aos acidentes nas estradas. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pede que a população agende e realize doações de sangue em todas as regiões do Paraná.

“Queremos pedir para aqueles que já doaram que continuem doando. Precisamos de mais sangue nos nossos hemonúcleos e hemocentros neste período de verão para atendermos os hospitais onde as pessoas mais precisam de uma transfusão, por isso queremos pedir mais uma vez a solidariedade, que é uma marca muito forte dos paranaenses, nessa missão de salvar vidas por meio da doação de sangue”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Somente dentro da Rede do Hemepar, 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos distribuídos em todas as regiões do Estado recebem bolsas de sangue para atendimento de pacientes em cirurgias, traumas e outros tipos de tratamento.

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano.

O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

“É fundamental que a doação seja agendada para evitar filas e otimizar o estoque, sem que haja mais doações de um tipo sanguíneo e menos de outro, garantindo maior controle e atendimento de acordo com a demanda regionalizada”, afirmou a diretora do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Vivian Patricia Raksa.

As doações podem ser feitas em todas as unidades do Hemepar no Paraná. Para localizar a unidade mais próxima e agendar a doação, acesse o site www.saude.pr.gov.br/doacao.

Confira a demanda de sangue atual por região, e o contato para agendamento:

1ª Regional de Saúde (RS) – PARANAGUÁ: todos os tipos de sangue / Agendamento: WhatsApp 41 3420-6663 ou telefone 41 3420-6662

2ª RS – CURITIBA:  Sangue tipos: O+, O-, A- e B- / Agendamento pelo site da Sesa

2ª RS – BIOBANCO: Todos os tipos negativos e O + / Agendar pelo site doador.biobanco.hc.ufpr.br

3ª RS – PONTA GROSSA: Sem demanda específica. Agendamento pelo site da Sesa ou WhatsApp 42 3223-1616

4ª RS – IRATI: Sem demanda específica. Agendamento pelo site da Sesa

5ª RS – GUARAPUAVA: Sem demanda específica. Agendamento por WhatsApp 42 98878-6311

6ª RS – UNIÃO DA VITÓRIA: Tipos O+ e O- / Agendamento pelo telefone: 42 3522-1365