Foto: Prefeitura Fazenda Rio Grande)
A Campanha de Vacinação contra a poliomielite e sarampo teve início no dia 06 de agosto e encerrou-se em 30 de setembro. A meta estipulada pelo Ministério de Saúde era de vacinar 95% das crianças de um a quatro anos de idade.
O relatório divulgado pelo Setor de Epidemiologia da 2ª Regional Metropolitana de Saúde, demonstrou que os esforços da equipe de saúde de Fazenda Rio Grande trouxeram resultados positivos. As metas atingidas pela capital e municípios da região metropolitana foram:
Fazenda Rio Grande: 89,23%
Araucária: 68,86%
Piraquara: 64,69%
Pinhais: 62,83%
São José dos Pinhais: 53,26%
Colombo: 40,14%
Curitiba: 39, 52%
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, o apoio da gestão e o envolvimento de toda equipe fez toda a diferença para o alcance deste resultado. A Vigilância reforçou a divulgação sobre a importância da vacinação, orientando a população sobre as doenças e os riscos que trazem para a vida das crianças. Além do dia D, houve a Semana de Intensificação de 26 a 30 de setembro, com busca ativa de crianças não vacinadas, vacinação nos CMEIS, horário estendido nas Unidades Básicas e vacinação no Ponto Extra.
Segundo o secretário municipal de saúde Beto Rocha, foi um mês de trabalho intenso de mobilização para que o resultado fosse positivo. “Agradecemos o empenho de toda equipe envolvida com a vacinação, que trabalhou intensamente nos últimos dias, e ainda lembramos aos pais, que independente da campanha, a Prefeitura continua com a vacinação de rotina em todas as Unidades de Atenção Básica, para que a população possa se imunizar contra a pólio e outras doenças que podem ser prevenidas”, afirmou.