Este ano, de maneira inovadora, o evento foi transmitido totalmente via internet. O encerramento do Festcine marcou a estreia do filme “O Peso de uma Promessa”, produzido por meio do Projeto Oficina de Cinema de Pinhais (OCP).
No último sábado (16) chegou ao fim a 8ª edição do Festival de Cinema “Curta Pinhais” – Festcine 2020. Este ano, de maneira inovadora, o evento foi transmitido totalmente via internet. O encerramento do festival marcou a estreia do filme “O Peso de uma Promessa”, produzido por meio do Projeto Oficina de Cinema de Pinhais (OCP), do Departamento de Cultura, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.
O longa-metragem trouxe o olhar e impressões do diretor e roteirista, Arnaldo Silveira, e conta com direção de produção de Zêh Karvalho. Parte do elenco do filme faz parte da OCP, projeto ofertado de maneira totalmente gratuita pela Prefeitura de Pinhais, mas a obra também contou com a participação de atores convidados que demonstram toda a experiência e talento em cada cena.
Sinopse
O filme “Peso de uma Promessa” é uma ficção com base em uma história real, que originou a construção da pequena Igreja Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Piraquara, hoje Pinhais. Um jovem chamado Euclides Fabri foi enviado para Monte Castelo na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial, para atuar em equipes de resgate. Euclides se encontrou em situações extremamente perigosas que o levaram a prometer a Nossa Senhora do Carmo a construção da Igreja em nome da Santa, na cidade de Piraquara, onde morou depois que retornou da guerra.