Funeral de Ricardo Kusch parou São José dos Pinhais

Depois de um velório que durou toda a madrugada no Ginásio de Esporte Ney Braga e uma homenagem na manhã desta terça-feira (8), o corpo do secretário municipal de Segurança de São José dos Pinhais, Ricardo Kusch, saiu em cortejo em um caminhão do Corpo de Bombeiros pelas ruas da cidade, seguido por viaturas das polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Polícia Federal e guardas municipais de Curitiba e de todos os municípios da Região Metropolitana, inclusive do litoral, para o último adeus ao secretário.

Ricardo Kusch tinha 45 anos, casado, pai de três filhos e era secretário municipal de Segurança Pública em São José dos Pinhais e comandante da Guarda Municipal. Neste domingo (6), durante viagem a São Paulo, onde iria renovar o visto do seu passaporte, foi abordado por dois criminosos na Marginal Pinheiros, reagiu à voz de assalto e acabou sendo baleado. Socorrido às pressas e levado ao Hospital do Campo Limpo, ele não resistiu e acabou morrendo.

Em pouco mais de um ano como secretário da Segurança Pública, Kusch procurou apresentar para a população uma Guarda Municipal mais combativa, atuante e comunitária. Seu trabalho era admirado por gente de todas as idades, era um secretário operacional, pois fazia questão de participar de todas as ações da corporação. No final da manhã desta terça-feira, ele foi sepultado com honras civis e militares e seu enterro acompanhado por milhares de pessoas, entre colegas de fardas e das forças de segurança em um cortejo que parou a cidade. (Fotos: Ademar Marques/SJU)

Viaturas das forças de segurança de São José dos Pinhais, Curitiba e Região Metropolitana seguiram o cortejo de Kusch
Cortejo fúnebre levando Ricardo Kusch para a derradeira morada parou o centro da cidade
Guardas municipais de várias cidades foram dar o último adeus ao colega de farda